Existe alguém que não goste de Nicolas Jaar? Eu sinceramente desconheço. Você nunca ouviu falar nesse nome e precisa de motivos para ir atrás? Tudo bem. Nicolas Jaar é uma das maiores revelações da última década quando o assunto é música de pista vanguardista. Lançamentos por gravadoras como Wolf + Lamb e R&S Records, fez parte do Darkside com Dave Harrington, é a mente por trás do A.L.L, tem um histórico de quebrar barreiras quando o assunto é música eletrônica, como seu live act 100% improvisado no MoMA, com duração de cinco horas, além de ter feito trilha sonoras para filmes ganhadores de prêmios como Dheepan, ganhador da Palma de Ouro na premiação de Cannes em 2015.
Quase esqueço, Nicolas também comanda a Other People, gravadora onde a maior parte do seu trabalho está.
El Bandido foi lançada em 2009 através da Wolf + Lamb em um VA chamado Significant Others. Além de Jaar, Lee Curtiss, Zev e Gadi Mizrahi compõem o disco. Jaar ainda era um artista pouco conhecido nesse tempo, havia sim lançado outras faixas que tinham chamado atenção de todos como Hage Chahine, feita com o saxofonista Will Epstein, mas ainda não havia explodido aos quatro cantos do mundo
Pois bem, todos nós sabemos que Jaar é um artista experimentalista, não é mesmo? Muito mais que música para pista, ele faz música para alma, e às vezes essas emoções são transcritas em ritmos que casam com a estética que o DJ gosta. El Bandido não é diferente, onde a parte melódica é desenvolvida com pianos elétricos repletos de efeitos que causam uma sonoridade super característica do artista. Não podemos esquecer que cordas também são observadas suplementando a melodia.
Quanto a programação de bateria, é simples e eficaz. Nada de muito ousado, já que o foco é justamente a harmonia entre os elementos melódicos. A linha de baixo também se encontra no mesmo posto que a programação de bateria, e isso é algo que foge totalmente a regra das sonoridades pensadas para a pista. E sim, não estou esquecendo do vocal em espanhol pelo próprio, onde obviamente ele fala sobre o amor.
El Bandido foi a música que trouxe Nicolas Jaar aos ouvidos de todos, mostrando que as regras estão dispostas e devem ser quebradas de vez em quando, já que a faixa sai de todos os padrões que a música de pista tem e mesmo assim foi e ainda é um grande hit nas pistas onde ela é tocada, ou seja: Iconic.
A música conecta.