Skip to content
A música conecta

Mergulhando em You Make Me Stronger, novo EP de The Checkup, DJ Merci e Mona Lee, pela Kaoz Theory

Por Isabela Junqueira em Mergulhando 16.05.2024

Na última década o francês baseado na Alemanha, The Checkup vem se consolidando globalmente um sinônimo da energia que emana da combinação entre escolas clássicas como a house music, se estendendo ao soulful e deep house, com uma grande influência da boa leva dos titãs norte-americanos. Essa dinâmica o nutre através de uma conexão entre sons atemporais à roupagens frescas e modernas, o que rapidamente o fez despontar no cenário global com reconhecimento não só pela habilidade na construção de narrativas em seus DJ sets, mas também entregando uma perspectiva musical comovente com lançamentos em selos como Heattraxx, Large Music, Nervous Records, Snatch! e Step Rec..

Agora, ele se junta ao seu amigo e parceiro em estúdio, o também francês baseado na Alemanha, DJ MERCI para mais um lançamento e marco: a estreia pela Kaoz Theory, gravadora de Kerri Chandler. You Make Me Stronger é também uma colaboração com a dinâmica Mona Lee, DJ, produtora, compositora e cantora que já tem lançamentos assinados pela Kaoz. O EP apresenta a já celebrada faixa-título e um remix assinado por Simon Shaw. Aproveitando a oportunidade, convidamos The Checkup para comentar o release e tudo que há por trás dele, além de Mona Lee e DJ MERCI que também tiraram um tempo para compartilhar quais são as pistas dos sonhos para a faixa! Confira:

A ideia

Muito obrigado por me receber e para esta entrevista. Estou muito feliz em apresentá-la em colaboração com meu parceiro de produção neste projeto, o muito talentoso DJ Merci, bem como nossa incrível cantora Mona Lee.

Conheci Mona Lee em Amsterdã há 2 anos e rapidamente percebemos que falávamos a mesma linguagem em termos de música, tínhamos o mesmo gosto e aspiração em nossa carreira musical. Mencionamos que faríamos música juntos algum dia… eu mencionei isso ao DJ Merci e decidimos escrever algumas músicas, com Mona Lee em mente para os vocais. Depois de produzir as faixas, a convidamos para o estúdio em Berlim e gravamos tudo. Ela escreveu as letras do zero e gravou os vocais em tempo recorde. Foi incrível e um ‘match’ instantâneo.

A escolha da gravadora

Optar pelo renomado selo de Kerri Chandler, Kaoz Theory, foi uma decisão muito óbvia. Basicamente, é a razão pela qual nos conectamos e começamos a trabalhar juntos: compartilhando o mesmo amor por soulful music e deep house que são lançadas na Kaoz Theory. Quando conheci Rapha, por exemplo, foi durante uma palestra de Kerri Chandler falando sobre seu álbum Spaces and Places pela Kaoz Theory no ADE. Estávamos ambos na primeira fila com muito entusiasmo para ouvir sua história pessoal, já que ambos somos fãs do selo. Acabei cantando Joyful Life ao vivo no palco com Kerri, já que é uma das faixas do álbum (Sampler 4), e acho que foi lá que eu e o Rapha começamos a conversar sobre trabalhar juntos um dia.

Um ano depois, tive que tocar em Berlim e pensei em avisar o Rapha, então acabamos no estúdio fazendo música naquele mesmo fim de semana. Foi lá que conheci o DJ Merci pela primeira vez, e tudo fez sentido de repente, que deveríamos estar criando juntos. Claramente, temos o mesmo tipo de gosto musical e todos nós somos profundamente tocados pelo house soulful, cru, dos anos 90 e influenciada pelos EUA.

Eles prepararam grooves tão legais nos quais eu me senti espontaneamente improvisando. Eu lembro que eles estavam sampleando vinis o dia todo com o MPC e me fizeram entrar imediatamente na vibe da minha noite anterior no Heidegluhen, onde estava dançando até altas horas da manhã. A ideia de You Make Me Stronger surgiu em uma hora, mais ou menos. Quando as coisas fluem tão facilmente assim, é porque está certo! Graças a Kerri e à Kaoz Theory, nos conectamos em primeiro lugar e acabamos nos divertindo muito fazendo essa faixa. Então, com certeza, ele foi a primeira pessoa em quem pensamos em enviar a faixa!

A grande influência 

Nossa faixa deriva de uma ampla gama de influências, mas a inspiração predominante vem do house dos anos 90. É seguro dizer que estamos apaixonados pela vibe crua e soulful característica dessa época, que vai de Nova Jersey a Nova York e Miami. Inúmeros discos icônicos surgiram da Costa Leste durante esse período, como os de Smack Productions, Masters at Work, Jazz-N-Groove, 95 North, The Murk Boys, Tony Humphries com Yellorange e muitos outros, que deixaram uma marca inesquecível em nossos corações.

É claro que Kerri Chandler se destaca entre nossas influências e parece ser um momento de ciclo completo ter sido lançado em seu selo hoje, dado que ele desempenhou um papel fundamental em nos inspirar a começar esta jornada musical em primeiro lugar.

O significado

Estamos simplesmente orgulhosos por lançar em um dos selos de nossos heróis. Obter a aprovação de Kerri Chandler em sua Kaoz Theory que é tão especial, é realmente um marco para nós. Mona Lee já tinha lançado em seu álbum e, portanto, é a segunda vez para ela, mas, mesmo assim, é realmente um ótimo sentimento. Nós colocamos tanto trabalho e esforço por tanto tempo, incontáveis horas aprendendo, produzindo, experimentando e tentando fazer house music de qualidade.

Então, este lançamento é um testemunho do trabalho árduo, dedicação e estamos simplesmente muito felizes. Esperamos que isso nos dê mais credibilidade e possamos começar a lançar em outros selos notórios e continuar espalhando nossa mensagem pelo mundo e nas pistas de dança. Este projeto é definitivamente o início de algo juntos, e DJ Merci, Mona Lee e eu estaremos trabalhando mais juntos e fazendo mais colaborações. É apenas o começo e estamos muito animados com isso… 

A pistas dos sonhos

The Checkup: Heidegluhen em Berlim, com certeza, pois captura a soulful house music e mantém a energia alta. Definitivamente posso imaginá-la lá.

DJ Merci: Semelhante às respostas do Checkup, eu diria Heidegluhen em Berlim, pois enfatiza a vibe soulful que estamos tentando capturar. Caso contrário, posso ver esta faixa sendo tocada em uma festa no centro da cidade com uma atmosfera enfumaçada, onde as luzes estão diminuídas e as pessoas estão apenas dispostas a se soltar no som.

Mona Lee: [risos] Eu definitivamente diria também Heidegluhen em Berlim, pois literalmente me inspirei nesse club antes de entrar no estúdio com Rapha e Louis. Vejo que se encaixa principalmente em clubes íntimos que claramente investem em reunir uma multidão dançante que entende de house music e se emociona com tudo o que vem da alma.

You Make Me Stronger está disponível no Beatport, Spotify e demais plataformas de streaming.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024