Skip to content
A música conecta

Arturia apresenta o aguardado sintetizador polifônico Polybrute

Por Caio Stanccione em Notícias 18.09.2020

Se você é produtor musical, com certeza você já ouviu – ou mesmo usa – algo da fabricante de hardware e software voltados para estúdio, Arturia. A empresa foi fundada no final dos anos 90 em Grenoble, na França e é responsável por equipamentos que são usados pela maioria dos produtores musicais como a drum machine DrumBrute ou o controlador MIDI Beatstep Pro. Além de ter hardwares que são de alta confiabilidade, nos últimos anos a Arturia vem se destacando pela fidelidade em digitalizar instrumentos clássicos como pianos elétricos da Wurlitzer e sintetizadores da Oberheim, que podem ser encontrados em seu pacote de plug-ins chamado Arturia V Collection.

Após o lançamento do aclamado MatrixBrute no ano de 2015, sintetizador monofônico que foi apresentado como uma forma expandida de outro sucesso da Arturia, o MiniBrute, artistas e músicos do mundo pediam por uma versão que fosse polifônica – capaz de tocar duas notas ou mais ao mesmo tempo – mas que mantivesse as principais características como filtros, sonoridade dos osciladores e a arquitetura de comandos automáticos programáveis – chamado matrix –  que fizeram o MatrixBrute ser um sucesso de vendas. Os pedidos foram aceitos e no início de setembro a Arturia anunciou a tão aguardada versão polifônica, chamada PolyBrute.

O PolyBrute é um sintetizador de seis vozes que são geradas através de dois osciladores analógicos com ondas clássicas como triangular, serrilhada, quadrada e senoidal. Além das ondas clássicas, os osciladores podem trabalhar em modo FM para criação de sonoridades mais complexas. Os osciladores são acompanhados por três envelopes que podem ser endereçados de acordo com o que o artista desejar, três sub-osciladores de baixa frequência – ou como são chamados, LFOs – para complementar a síntese e expandido ainda mais as possibilidades de resultados diferentes e que são programáveis através do matrix modulation já característico da Arturia. No fim do chain, três sessões de efeitos são encontrados: Modulation FX que é responsável por efeitos como chorus e ring modulation, uma sessão de delay e uma sessão de reverb. 

O mais novo synth da Arturia já está disponível para compra antecipada e o preço fica em 2.499 euros para o território europeu ou 2.899 dólares para as Américas, com entrega prometida a partir de novembro de 2020.

A música conecta. 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024