Conectar o poder da dança com o poder da música sempre foi um pilar importante no conceito da Tantša, afinal, como o próprio nome sugere, “Tantša” significa “dança” no dialeto africano Sessoto. O selo, até o momento, teve um conceito focado nas pistas com noites bem dançantes que revolucionaram a cena eletrônica nacional. A Mefutha, um novo braço da label party, que não substitui o antigo, aprofunda essa ideia do “multiverso” — uma tradução livre da palavra Mefutha.
Uma prévia do que podemos esperar deste evento vem da junção de seus nomes, que significa “O Multiverso da dança”. A primeira edição acontece na sexta-feira (01.09), na Rua Roberto Simonsen, 87, local mais conhecido como Palacete, e conta com quatro pilares fundamentais, ou melhor, quatro atos, que ao total se somam uma jornada de 12 horas, começando às 18h e terminando às 6h.
O Ato 1 é o techno. Neste evento, o selo Tantša Records assina a pista 1, que inicia suas atividades bem cedo, às 20h, com 10h de som. O lineup apresenta alguns artistas que já lançaram com o selo ou que participaram de podcasts, álbuns, além de quem é residente. Entre os nomes convocados, temos Krenak, KaioBarssalos, Sheefit, Silenzo e ainda um back to back inédito e especial entre Sheefit e KaioBarssalos. Esta edição comemora o lançamento do sétimo e novo EP na gravadora. The Moth and the Light, de Gabriela Mariano, aka Sheefit. Neste trabalho, a artista imprime toda a sua experiência de mais de 20 anos de carreira, resultando em um álbum envolvente, coeso e intenso. Nas três faixas originais que compõem o lançamento, é possível imergir em um pluralidade musical, viajando por sons suaves, texturas vibrantes, melodias dramáticas e grooves contagiantes. O álbum ainda traz um remix de KaioBarssalos, que aposta em uma roupagem sombria para a releitura da faixa título. Com ambos presentes na festa, com certeza teremos a presença das faixas no set list de cada um. Escute as premieres do álbum aqui:
O Ato 2 é focado na experiência corporal, traduzida em aula de dança, com a curadoria de Jeyke e Muryllo Hills para esta etapa. Essa parte do evento que se inicia às 18h é nomeada de “Dance Sessions”. Com isso, o coletivo planeja trazer um aprofundamento na cultura da Dança. Nesta edição, o tema inicial será a Cultura Ballroom, com bate-papo sobre a história, workshop de voguing e waacking e até uma competição — Ball, para os mais íntimos. Para trazer essa proposta, a Tantša convidou a House of Balenciaga e amiges para ministrarem essas atividades inéditas no evento.
Ainda nesta segunda pista, acontecerá o Ato 3, uma experiência sonora imersiva e multissensorial através da tecnologia Dolby Atmos, com início às 22h após a “Dance Sessions”. O Dolby Atmos é uma tecnologia implementada no sistema de som, disposto em 360º, como os que vemos nas salas de cinemas, onde somos, literalmente, cobertos pelos sons. Com ele, é possível controlar o posicionamento e movimento dos elementos sonoros pelo ambiente, proporcionando uma experiência tridimensional. Para isso, a label promete uma super estrutura, desenvolvida por André Zabeu, DJ, produtor e engenheiro de áudio, e Clement Zular, engenheiro de áudio e acústica, além de ter convocado artistas que já trabalham com essa tecnologia e que realizam seus sets em live act. No lineup figuram nomes como Ananda, EPX, Mari Herzer Live e Paula Chalup apresentando o projeto Xingu Live.
O último ato se trata da experiência solidária através do apoio a projetos sociais e ambientais. Isso porque a Mefutha será um evento conectado a esses projetos, direcionando parte do valor dos ingressos desta edição para o projeto ambiental chamado Quelônios do Rio Negro. Essa instituição promove ações de fortalecimento socio-ambiental e econômico nas comunidades ribeirinhas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, onde os quelônios amazônicos (tartarugas e outros animais de casco) estão ameaçados pelas ações humanas, como caça, coleta de ovos e comércio ilegal.
Para mais informações e ingressos sobre o evento, acesse o link. E enquanto o lançamento e a festa não chegam, aproveite para conhecer mais a proposta sonora da Tantša Records com a playlist:
Conecte-se a Tantša: Bandcamp | Instagram | SoundCloud | Spotify
A música conecta.