Radar | Kerri Chandler, Oscar Mulero, Paul Kalkbrenner. E mais

Estamos voltando às atividades no Alataj e consequentemente trazendo as primeiras edições de nossos tantos projetos. Por essa razão, fiquei alguns minutos olhando para o além, imaginando como começar o primeiro Radar de 2021. O que dizer nesse primeiro contato? Pensei e concluí que de complexa já basta a vida [risos]. É por isso que esse projeto se tornou um verdadeiro ritual terapêutico e fico feliz em estar aqui e poder compartilhar com vocês as leituras malucas que faço de tudo que escuto entre as minhas pesquisas e as do Alan. Hoje, para começar suavemente, 20 lançamentos inspiradores ao seu dispor. Seja para contribuir com sua pesquisa musical ou para trazer inspiração nas suas próprias criações ou simplesmente promover um momento imersivo na música eletrônica e expandir o chip, não importa, a verdade é que, a conexão que criamos foi além das expectativas e isso é muito massa.

Por isso, se você é de casa, te esperamos para a nossa versão Live no Youtube e se você está chegando agora fica meu convite para experimentar esse passeio pra lá de agradável com música que amamos, sanando um pouquinho daquela-saudade-que-eu-nem-vou-comentar. 

Partiu? Partiu!

Heartbreak

Artista: Bonobo, Totally Enormous Extinct Dinosaurs
Gravadora: Outlier
Remix: Kerri Chandler

O lendário Kerri Chandler entrega ao mundo uma remodelação classuda para Simon Green e Orlando Tobias. O 4×4 dá as caras por aqui, gerando constância ao que antes era fragmentado pelo Breakbeat. O kick e o clap se juntam aos arpejos mágicos originais e também ao seu vocal em loop marcante para uma nova ideia.

Graf Zahl

Artista: Paul Kalkbrenner
Gravadora: Sony Music Entertainment

Até o intenso Kalkbrenner pode despressurizar mentes. Seu novo single tem uma estética mental e hipnótica, bassline eufônico e diferentes melodias de sintetizador. Para reforçar a hipnose aqui, um sample de uma fala em alemão dos anos 60 traz uma mensagem oculta – algo que ele curte fazer em suas tracks –  sobre liberdade, nostalgia, passado e presente.

Rose Rouge

Artista: St. Germain 
Gravadora: Parlophone
Remix: Nightmares On Wax 

Algumas músicas são tão impecáveis que remixá-las pode ser arriscado. Mas quando um veterano assume a causa, a gente pára para ouvir.  Aqui, o artista mescla Jazz, Downtempo e os típicos grooves que assinam sua identidade. O riff de piano e a percussão robusta trazem nova perspectiva, sem perder essência. Uma boa viagem nostálgica.

Do You Remember House (Remixes)

Artista: Blaze, Palmer Brown
Gravadora: Defected Records 
Remix: The Cube Guys, Harry Romero, Seamus Haji, Bob Sinclar

Nada como um clássico para trazer uma fagulha de boas energias para mudar seu dia. Duvida? Te convido a mergulhar nas repaginações da atemporal Do You Remember House feitas por nomes respeitados no cenário. Lembrando que, além de um hino por si só, temos aqui uma mensagem bem importante.

Desire (Remixes)

Artista: Bob Moses, ZHU
Gravadora: Domino Records
Remix: Solomun, Vintage Culture & Kiko Franco

No EP de remixes para Desire temos um big name mundial e uma collab que merece ser mencionada. As duas versões caem muito bem em pistas noturnas. Solomun a deixou mais séria e os brasileiros a deixaram mais intensa e rítmica. Os acordes originais sempre enaltecidos, junto ao emblemático vocal que ninguém é louco de tirar! [risos].

I Feel High

Artista: Poolside, DRAMA
Gravadora: Pacific Standards Records

A renomada “daytime disco band” une forças ao duo Drama para um single entorpecente. Um tributo à vida imprudente que às vezes levamos [risos] e as sensações alcançadas assim. Pois é, sem falso moralismo por parte deles. Os poderosos vocais de Via Rosa se desdobram por uma base de synths e percussão lenta e rítmica que cumpre o discurso.

Critical

Artista: CamelPhat, Green Velvet
Gravadora: Ministry Of Sound Recordings

Basta ouvir alguns segundos dessa faixa e você vai saber do que se trata. Ou melhor, de quem, já que é a voz inebriante e sassy do mestre Green Velvet em uma collab com o famoso duo. E nesse blend dedicado ao Tech House, claro, teremos synths fortes, distorções no bassline e o vocal que indiscutivelmente torna tudo melhor.

Fierce

Artista: Ultra Nate, Angelica Ross, Mila Jam
Gravadora: A2 Music

Antes de apertar o play, te convido a reverenciar essas divas na capa. Pronto, agora vamos ao projeto: como já entrega, a faixa fala sobre força e visa celebrar a comunidade Black Trans. Mas, mais que isso, é um convite à consciência sobre a violência e assassinatos contra mulheres negras trans. Vocal e grooves poderosos aqui. Preciso dizer mais?

Fire

Artista: Two Feet
Gravadora: AWAL

Um pouco de malemolência para vocês no Radar. Two Feet é responsável por fazer aquela mistura entre o que soa profundo, sensual e que desacelera nosso tempo, mas sem perder intensidade. Fire é seu novo single, uma linha de baixo elétrica e gorda, um riff de guitarra simpático e aquele vocal…ah, aquele vocal.

Tormenta

Artista: Oscar Mulero
Gravadora: Pole Recordings

Mudando as perspectivas por aqui, uma lenda. O respeitado produtor de Madri – e uma das principais influências da cena eletrônica espanhola nos anos 90 -, apresenta Tormenta, uma jornada de três etapas de claro, muito Techno e que marcam o lançamento 60 da Pole, sua gravadora. Sério, pesado, constante e de alta voltagem. 

Do The Thing

Artista: Mtbrd
Gravadora: SMOOV

Uma paisagem sonora super cativante que facilmente se encaixa em um momento de bem-estar. O artista aqui segue a linha low-profile, pouco se sabe sobre, mas o que sabemos é que suas criações sempre carregam leveza, sonoridades oníricas, o uso de filtros que lembra a escola francesa e por aí vai…

SYS02DISTRICT8

Artista: FJAAK
Gravadora: FJAAK

Techneiros que não brincam em serviço, o jovem duo alemão dá sequência na campanha de impacto social em prol dos clubs no mundo. O novo selecionado para receber esse suporte é o projeto que leva seu nome na faixa. E para o match entre o título e som, uma estética sonora old school entre Techno e Breaks, avassaladora do jeito que eles curtem.

Otro Mundo

Artista: Toman
Gravadora: No Art
Remix: Archie Hamilton

O jovem talento holandês, que não mede esforços para fomentar as esferas sonoras de sua atuação, apresenta seu novo EP pela respeitada No Art. Com referência ao House noventista, o artista traz linhas de baixo ressaltadas, loops de samples e um remix modernista assinado pelo amigo Archie Hamilton.

MMXX – XII (Remix)

Artista: Diplo
Gravadora: Higher Ground
Remix: Kölsch

Em setembro do ano passado, Diplo surpreendeu ao lançar um álbum que explora a esfera Ambient. MMXX – XII foi a faixa conclusiva do projeto que traz a inconfundível voz de Rhye. Agora, Kölsch dá um direcionamento mais sombrio, pesado e progressivo à ela, mantendo a sintonia do vocal com a base e adicionando synths intensos, como de costume.

You Need Me 

Artista: Black Coffee feat Maxine Ashley & Sun-El Musician 
Gravadora: Ultra Records

Já tem um tempo que o virtuoso Black Coffee tem explorado texturas mais emotivas e leves da música eletrônica. Sua nova collab traz os doces vocais de Maxine Ashley e a parceria com o jovem Sun-El Musician. Acordes de piano sutis se misturam a uma base intensa em mais uma amostra do que será seu novo álbum, previsto para fevereiro.

Internal Destination

Artista: Orlando Voorn
Gravadora: Kompakt

Reza a lenda que se tem a gravura da Kompakt, você dificilmente irá se decepcionar. Dessa vez, o renomado selo recebe um renomado artista. Orlando Voorn tem uma carreira consolidada há décadas e um enorme respeito por ser uma ponte vital entre o Techno holandês e Detroit. Internal Destination é uma engenhosa, espacial e vanguardista.

Sundial

Artista: Bicep
Gravadora: Ninja Tune

Iniciamos 2021 com uma expectativa elevada para o álbum da dupla que vem se formando há alguns meses através de seus singles fragmentados. Sundial apresenta a identidade sonora clássica que fez o Bicep reverberar pelo globo misturada à uma atmosfera indiana magistral.

Red Moon

Artista: SonikCuts
Gravadora: Bunker Sounds

Red Moon é o novo single do DJ e produtor que assina como SonikCuts. Label head da Bunker Sounds, o artista percorreu uma jornada criativa e notável e agora de volta ao solo brasileiro percorre sonoridades mais cerebrais e espaciais, um convite a percorrer suas camadas mais subjetivas.

Double Rainbow / Poolside

Artista: Daniel Steinberg
Gravadora: Arms & Legs

A Arms & Legs abre o ano com um lançamento duplo de Daniel Steinberg que mistura  diversão e celebração aos beats marcantes em Double Rainbow e um tributo ao Disco e ao Funk em Poolside. Ambas com uma inegável vibração positiva para abrir 2021.

Don’t Give Up

Artista: Mark Hawkins
Gravadora: Aus Music

O artista retorna à Aus Music com mais um EP de devoção ao House e sua capacidade de mesclá-lo a outros estilos de maneira coerente em suas duas décadas de trajetória. Deep, Soulful, Garage e Classic House em quatro faixas cativantes.

A música conecta.