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Techno nas Olimpíadas: Richie Hawtin e a composição para os Jogos Olímpicos de Inverno de Turim em 2006

Por Redação Alataj em Notícias 03.10.2025

Richie Hawtin, uma figura central na história da música eletrônica e um dos principais expoentes do Minimal Techno desde meados dos anos 90, alcançou um marco raro para o segmento em 2006 ao levar seu som, enraizado na “segunda onda” do Detroit techno, para o palco global através das Olimpíadas. Naquele ano, Hawtin compôs e fez a trilha sonora da peça 9:20 para a Cerimônia de Abertura dos XX Jogos Olímpicos de Inverno em Turim. A natureza desta colaboração naquela época, demonstrou o crescente reconhecimento do techno como uma forma de arte capaz de preencher grandes contextos culturais.

Veja a partir de 1:49:50

O projeto foi realizado em colaboração direta com o coreógrafo Enzo Cosimi e a música que se ouve durante a apresentação artística é uma versão estendida de Substance Abuse, lançada originalmente em 1991 sob o pseudônimo F.U.S.E. de Richie Hawtin, que articulou de forma clara a ambição por trás dessa ideia. Segundo ele, a parceria estava interessada em empurrar fronteiras, tanto para si mesmos enquanto artistas, quanto para os milhões de espectadores. O trabalho para as Cerimônias de Abertura dos Jogos de Inverno representou um esforço criativo que buscava não apenas entreter uma audiência massiva, mas também introduzir o público a visões e sons que eles talvez nunca tivessem experimentado antes.

A participação de Hawtin nas Olimpíadas pavimentou o caminho para consolidação de sua posição como uma figura influente globalmente. Embora Hawtin tenha construído sua reputação no circuito underground da música eletrônica desde muito mais cedo, através de seu selo Plus 8 (co-fundado em 1990), e como seu alter ego Plastikman, sua entrada em eventos dessa magnitude atestou a aceitação e potencial do gênero. O ano de 2006 foi particularmente notável para sua carreira: além da composição olímpica, Hawtin foi agraciado com o prêmio Best Techno DJ Award pelo DJ Awards, reconhecimento que ele já havia recebido em 2002.

A composição para Turim foi um símbolo da versatilidade de Hawtin em aplicar sua estética eletrônica fora do ambiente de clubs e festivais. Como um artista que se move entre diferentes referências, ele demonstrou uma disposição rara em expandir sua expressão criativa para outras plataformas artísticas.

Vale lembrar que Hawtin também compôs a trilha alternativa para o filme mudo francês de 1928, Brumes d’automne, e há cerca de três décadas atua também como empresário, tendo lançado sua empresa de tecnologia PLAYdifferently em 2016. A trilha olímpica permanece um dos pontos altos de sua carreira, marcando o momento em que a música eletrônica de vanguarda foi celebrada em um dos mais tradicionais palcos globais.

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