É sempre interessante observar festas, coletivos e artistas que surgem no interior, com capacidade de entregar ótimos projetos e nos lembrar do potencial das cenas fora das regiões de litorais e capitais. A Trama é um dos recentes expoentes neste sentido e celebrará 2 anos de vida neste fim de semana. Seus eventos são realizados em Arroio do Meio/RS, um município do Vale do Taquari com pouco mais de 20 mil habitantes. Se produzir festas de música eletrônica em grandes cidades é um desafio, vale refletir sobre o tamanho dessa empreitada em cidades deste porte.
O lineup desta edição está a altura da comemoração: Waltervelt, Mezomo, Knorst, Bertolini, CPPLL e Gabi & Gustavo foram escalados. A proposta do evento revela uma festa que se desenvolve em dois momentos distintos. Primeiro, na área externa do Mirante Pôr do Sol, um sunset, onde ritmos mais cadenciados como o do Afro House serão trabalhados. A partir das 22h o evento migra para a parte interna, com uma atmosfera club e mais intensidade na condução do som. Nesses 2 anos de história, a pista da Trama se tornou um espaço de libertação musical para o público da cidade, que é constantemente convidado a explorar novos ritmos. Diversidade musical e uma atmosfera acolhedora são dois dos pilares da festa.
Criada por Knorst e Matheus Hepp em 2022, a Trama não é apenas uma festa e também atua como uma catalisadora da cultura de pista em toda região, tendo também sua gravadora TRM Records como um dos destaques. Essa abordagem que vai além do momento da festa é super importante no processo de aproximação e até educação do público da região, além de ajudar a criar uma conexão mais genuína da marca com a comunidade local. Não custa lembrar: uma cena regional forte é capaz de influenciar outros movimentos e revelar artistas capazes de serem protagonistas no cenário nacional, algo que a Trama parece estar no caminho. Vida longa.