Notícias

TTRaízes, nova série da Tropical Twista Records, propõe resgate de clássicos da música latinoamericana em roupagem eletrônica

Celebrar a pluralidade das sonoridades brasileiras e da musicalidade latina é o que motivou a criação da Tropical Twista Records oito anos atrás. Desde então, o selo tem como um de seus principais objetivos explorar a identidade cultural de expoentes brasileiros e sulamericanos, algo visivelmente presente em seu catálogo com mais de 90 lançamentos. Para encerrar 2023, a label fortalece esse objetivo anunciando seu novo projeto, o TTRaízes.

A série vai ainda mais fundo na proposta apresentada pelo selo, ao acolher as raízes da nossa cultura e relembrar clássicos do nosso país. Convidando artistas para cada edição, a ideia é resgatar faixas que são referência para esses convidados e que representem cultural e geograficamente suas origens. 

Com curadoria de Raphael Palmer e Tha_Guts, diretores da TTR, o projeto ainda promete adentrar diferentes ritmos regionais e consequentemente outros locais da América Latina, referenciando a essência musical desses artistas que o compõem, iniciando um novo ciclo e fomentando ainda mais a pluralidade musical latinoamericana, na roupagem da música eletrônica. 

O TTRAízes Vol. 01 chegou às plataformas na última semana, trazendo como primeiro convidado o produtor paranaense Corazón. O DJ e produtor é um dos destaques da cena de Curitiba, graças a sua identidade sonora dinâmica e autêntica, que combina samba, cumbia, carimbó e synthpop com as vertentes do downtempo. Assim, desde 2015/2016, o artista tem criado produções contemporâneas que trazem essa aproximação cultural e celebração às suas raízes. Ou seja, possui um perfil que representa a proposta do projeto, Palmer explica a escolha:

“Corazón é um artista da cena eletrônica do sul do país de longa data e ficou conhecido pelo seus edits de música popular brasileira reinterpretados no downtempo. Ao longo dos anos muitas dessas faixas foram divulgadas aos poucos como download gratuito no Soundcloud, algumas nunca lançadas.”, contam.

A partir desse background, a gravadora e o artista selecionaram as tracks disponíveis, desenvolveram e conectaram o conceito da compilação, para enfim, remasterizar as faixas mais antigas e masterizar as inéditas. O resultado foi um volume variado que abrange faixas de Rita Lee e Roberto de Carvalho, Gonzaguinha, Os Originais do Samba, Cátia de França, Baiano e os Novos Caetanos, Aracy de Almeida e mais. 

Este trabalho caracteriza com precisão a persona de Corazón como produtor musical, já que desde o princípio de sua carreira, o artista busca por conexão e pertencimento no âmbito musical, além de compartilhar esse sentimento com o público, levando essas obras a lugares e pessoas que talvez não fossem ter contato de outra maneira. “No começo, minha expectativa quanto a esse lance dos edits era quase que nula, porém, conforme esses materiais foram sendo postados ou lançados eu recebia muito feedback positivo, seguidores e, surpreendentemente, milhares de plays no soundcloud. Depois, começou a rolar de eu estar em alguma festa ou festival e, de repente, escutar um ou até mesmo mais de um de meus edits sendo tocados. Também recebi elogios tecidos por djs e pesquisadores de música, como o DJ Tahira em um de seus programas de rádio. A partir disso, eu tive noção de que o que eu estava fazendo era relevante!”, conta. 

Com o compilado, assinado pela Tropical Twista Records, uma label que se alinha aos seus objetivos, a ideia é expandir esse alcance e perpetuar esses clássicos nacionais. Por isso, a fim de atrair ainda mais atenção, faixas nunca divulgadas foram incluídas: “em meio a essa coletânea há duas faixas nunca lançadas: One Note Samba, que eu produzi a partir de um vídeo que encontrei no YouTube com o Dean Martin e a Caterina Valente performando o clássico Samba de Uma Nota Só, do Tom Jobim, em um programa de TV. A outra é Duas Vidas, do artista Francisco Cuoco.”

TTRaízes Vol. 1 está disponível no Bandcamp e SoundCloud

Conecte-se com a Tropical Twista Records: Bandcamp | Instagram | SoundCloud

A música conecta.