A faixa Purple Rain é um marco musical da década de 80 e é muito provável que você tenha ao menos alguma memória que envolva o single lançado pelo Prince em 1984. Quase 40 anos depois de dominar as paradas mundiais, o sucesso volta a ser pauta no universo da música, dessa vez, por um motivo bastante especial. O sintetizador utilizado por Prince em sua composição foi a leilão.
O modelo Yamaha DX7 surgiu na indústria musical em 1983 e se tornou um dos sintetizadores digitais mais vendidos da época por ser o primeiro, até então, a oferecer boa qualidade sonora e permitir aos músicos salvar e nomear trechos de sons criados por eles. Prince foi um dos primeiros famosos a aderir ao modelo e contribui para sua difusão entre outros artistas, fazendo com que ele se tornasse a principal base musical do icônico pop dos anos 80.
Foi esse aparelho que Prince utilizou para compor as faixas que integram o álbum Purple Rain e também para se apresentar durante a turnê de lançamento da obra. A peça original com etiquetas nomeadas à mão pelo Prince para marcar alguns presets criados por ele entrou em leilão nesta quinta-feira, dia 18, e a expectativa é que seja arrematada por um valor na casa dos $25 mil dólares.
O teclado foi vendido ao engenheiro de som Shane T. Keller em 1995, quando o Prince buscava financiar uma turnê por conta própria após romper contrato com a Warner Music e entrar em disputa judicial com a gravadora. O Yamaha DX7 de Prince será leiloado junto com outros itens pessoais do cantor, entre eles manuscritos com letras de música e um pandeiro usado por ele em uma apresentação no MTV Awards de 1987. O lances podem ser acompanhados na plataforma do RR Auction.
A música conecta.