Seja novato ou experiente, a missão do produtor musical é ter seu trabalho difundido. No caso dos produtores com foco em música eletrônica, o alvo quase sempre consiste em lançar suas produções em gravadoras expressivas e consequentemente ter tais faixas tocadas por outros artistas. Pode até parecer simples, mas não é. Muita dedicação, persistência, erros e acertos são necessários para chegar em um resultado satisfatório tanto para você quanto para o mercado.
Mas nem tudo precisa ser sofrido. O Papo de Estúdio está aqui justamente para te auxiliar nesta caminhada através de dicas valiosíssimas que os principais players do mercado dão para sua música atingir um nível de excelência profissional.
Para hoje, recebemos o espanhol Carlo, que atualmente mora em Berlin. O DJ e produtor musical é figurinha carimbada no club scene da cidade, sendo responsável pela curadoria da Circle Sessions, festa que acontece no Watergate, além de também atuar através da Koffäin, outro label de festas. Em estúdio, suas energias estão voltadas para Aterral, gravadora recém-lançada em parceria com Black Loops. Seus lançamentos? Classic Music Company, Madhouse e Slothboogie para citar algumas, e que comprovam seu alto nível de produção musical se tratando de House Music.
Todos prontos?
Carlo
Tenha certeza dos timbres a serem usados
Não tenha pressa na hora de escolher samples e timbres para sua faixa. Tenha certeza que a sonoridade irá funcionar na sua faixa e isso te poupará bastante tempo na mixdown. Lembre de afinar todas as peças que fazem parte da composição, inclusive a bateria. Pode parecer uma dica básica, mas esse processo faz total diferença.
O groove é literalmente tudo
Depois de criar a bateria, linhas de baixo, riffs de piano ou qualquer ritmo que você esteja adicionando à sua faixa, certifique-se de apimentar as coisas. Você pode fazer isso utilizando algum tipo de swing ou alterando a velocidade das notas. No Ableton, isso é muito fácil de modificar com o pool de grooves ou você pode até mesmo organizar as notas manualmente. Se você quiser o groove clássico da Roland TR-909, eu recomendo o plug-in Hats4Dayz de Alexkid (disponível apenas para Ableton Live). Este é um sequenciador fantástico feito originalmente para pratos, mas que pode ser usado de várias maneiras. Usei essas sequências para fazer acordes, claps, kicks ou apenas para tocar com os vocais em minhas faixas e adoro o groove que você consegue com ele.
Tire o som que seja sua cara
Todos podem usar os sons da 909 e da 808, o desafio é fazer esses samples soarem únicos. Todo produtor quer que sua música soe única e isso pode ser feito por meio de equalização, saturação, delay, reverbs e um pouco de criatividade. Uma lista de plug-ins que usei para moldar os sons das minhas faixas são Radiator, RX950, RC-20 Retro Color e Pre V76. Com esses, consigo todas as texturas analógicas e quentes que procuro.
A música conecta.