Skip to content
A música conecta

Secret Files 010 | Risa Taniguchi

Por Isabela Junqueira em Secret Files 26.06.2024

Risa Taniguchi é uma DJ e produtora japonesa que há cerca de 15 anos encontrou no techno uma forma de expressão. Com uma trajetória ascendente no cenário da música eletrônica global, nascida e criada em Tóquio, Risa desenvolveu um interesse precoce pela música, que a conduziu a aprender a tocar múltiplos instrumentos e uma formação em música clássica. Seu som, desde então, se mostra uma fusão de elementos old school e contemporâneos do techno, caracterizado por texturas distorcidas, sintetizadores efervescentes e uma atmosfera sombria e envolvente. Atualmente muito bem posicionada na vanguarda do techno, que tem sido cada vez mais salientado na cena, Risa segue dando passos cada vez mais assertivos.

Após conquistar os principais clubs de Tóquio como Contact, o clássico Womb e Vent, além de outros espaços reverenciados pelo mundo, do De Marktkantine em Amsterdã ao Watergate em Berlim. Seu trabalho no estúdio é igualmente relevante e energético, com produções que refletem uma profundidade e maturidade musical e não à toa estão nos catálogos de selos como CLR, Kneaded Pains, Second State Audio, TREGAMBE e diversos outros. A ascensão de Risa Taniguchi não passou despercebida e com lançamentos em gravadoras prestigiadas e apoio de figuras influentes na cena techno, ela solidificou sua posição como uma das artistas mais promissoras do gênero.

+++ Alataj entrevista Risa Taniguchi

Taniguchi se mantém trilhando um caminho fértil e após o êxito do EP So Loud, pela CLR. Agora ela faz seu retorno ao selo de Chris Liebing para seu terceiro lançamento nele nesta sexta-feira, 28, com Wakes From Coma, que apresenta duas novas faixas. Quatro anos após sua última passagem por aqui para uma entrevista, desta vez Risa retorna abrindo o case, compartilhando e comentando 10 faixas exclusivamente para o décimo volume da Secret Files. Confira:

JKS – Love Is In The Air (Salome Remix)

Uma das músicas mais tocadas no começo dos meus sets. Realmente amo a vibe rave com 2 step Techno. 

Tapefeed – Voodoo Injection

Um dos meus favoritos para abrir meu set. Eles sempre trazem o melhor Techno com influência de UK Bass.

SAMOH – Devided Souls

Estou realmente curtindo a maneira como o artista mistura Trance com Techno, se qualquer uma das essências for mais enfatizada, pode ser um exagero. Seu senso de equilíbrio é incrível. 

edetto – Diff

Um dos meus colegas de gravadora da Kneaded Pains, edetto, sempre entrega minimalismo com sua abordagem única.

The Southern – Perticle

Sou uma grande fã das músicas dele há muito tempo. Ele sabe o que a pista precisa.

UFO95 – Dijon

Prefiro seus trabalhos recentes. Gostaria de poder assistir a sua performance ao vivo algum dia!

New Frames – Let Me See

Essa aqui está na pasta “all-the-time-favorite” do meu rekordbox. Eu toco a música sempre que quero desencadear alguma surpresa com mais energia. O bumbo que vem no meio é totalmente insano!

Kevin McKay, Pupa Nas T, Denise Belfon – Work (Extended Mix)

Não é preciso pensar muito… essa é uma bomba que une o público em uma só mente. Eu sempre toco isso aumentando seu BPM para algo em torno de 140.

Kalher – Kami

Cada elemento da música desempenha papéis importantes. Ótimo para quando eu quero realmente mudar o clima e preciso da atenção do público.

Nicole Moudaber – Intentionally

Acho que toquei essa música em quase todos os meus sets recentes, sem exagero. Gosto muito da batida forte que vem no intervalo, assim como do sintetizador filtrado na segunda metade… é como se eu estivesse tocando com meu fader.

Wakes From Coma está disponível em preorder no Bandcamp e Beatport.

Conecte-se com Risa Taniguchi: Instagram | SoundCloud | Spotify

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024