Soul Beats | Calyx & Teebee

Primeiro Soul Beats de 2021 e a expectativa para a coluna é grande por parte dessa pessoa que vos escreve. Não canso de dizer o quanto aprendo sobre a cultura do Drum’n Bass através dos artistas e labels que encabeçam as pesquisas para entregar esse conteúdo para vocês e cada vez me apaixono mais e mais pelo estilo.

Abro os trabalhos desse ano trazendo um projeto que iniciou em 2004, porém tem uma história muito antiga com o estilo, não apenas como artistas solo mas também através de uma longa amizade, que é a grande propulsora de uma sinergia ímpar entre os artistas em seus DJ sets e produções.

Calyx é na verdade Larry Cons, londrino que iniciou sua carreira no final dos anos 90 com muitas influências do Jazz e levava o projeto juntamente com Chris Rush. Juntos eles lançaram diversos trabalhos relevantes até o ano 2000, quando Rush decidiu ir em busca de sonhos distantes da música. 

Teebee é Torgeir Byrknes, um artista norueguês que iniciou seus trabalhos como DJ em 1996 com uma linha sonora que poderia ser classificada como Neurofunk ou Techstep e também já era muito notado em sua carreira solo, recebendo prêmios como o título de Melhor Produtor Internacional pela Knowledge Magazine, em 2001.

A amizade começou em 1998 e, a contar pelo sucesso da carreira solo de cada um até então, o resultado da união dos artistas foi um tiro certeiro. Desde o primeiro lançamento, a dupla foi muito aclamada pela imprensa especializada e suas produções ecoaram desde as melhores pistas de dança de DnB até cases de publicidade, veículos de mídia como rádio e televisão.

Momentum Music, Moving Shadow e RAM Records são labels que lançaram suas faixas, contando também com a gravadora Subtitles, fundada por Teebee e que é hoje administrada por eles, com lançamentos do projeto e de outros artistas.

Não bastasse o poder dentro do estúdio, o duo também passou a se apresentar ao vivo em um formato desafiador, com seis toca discos e dois mixers, mostrando profunda habilidade técnica e sintonia na construção de sets. O sucesso foi tamanho que em um  determinado período da carreira eles se afastaram das produções para se dedicar a uma tour mundial com apresentações neste formato.

A dupla segue ativa em seus trabalhos. Quanto a lançamentos, o último aconteceu em 2019, porém, Calyx & Teebee apresentam uma série de podcasts apresentada em seu SoundCloud chamada The Sub Club.

A música conecta.