Soul Beats | Drum & Bass: The Movement traz parte da história do estilo com Goldie e outros artistas em destaque

A cultura Drum & Bass ascendeu da cena rave underground da Inglaterra em meados dos anos 90 ao status de fenômeno musical consolidado mundialmente, que acumula apreciadores ao redor do globo. Esse processo de evolução do estilo marcado pelos breakbeats acelerados é contado no documentário Drum & Bass: The Movement.

O filme documental é produzido pelo Drum&BassArena, um dos maiores portais da Inglaterra dedicados ao gênero, ativo desde 1996, e apresenta um recorte da cena D&B britânica entre os anos 1996 e 2016. Na obra é possível acompanhar uma parte da trajetória de nomes como Goldie, Andy C, Rony Size e muitos outros artistas pioneiros que ajudaram a consolidar o estilo dentro de seu país e internacionalmente.

+++ Soul Beats | Goldie e as raízes que formam o drum and bass

Drum & Bass: The Movement explora os aspectos-chave que favoreceram o rápido crescimento e consolidação do D&B e apresenta filmagens inéditas feitas ao longo desses 20 anos. O documentário escrito por Dave Jenkins, com direção de Bailey Hyatt e produção de Craig Haynes ficou cinco anos em produção. Apesar do longo tempo despendido, logo que lançado ele foi alvo de diversas críticas por diversos personagens dentro do cenário Drum&Bass, sendo considerado um projeto tendencioso por não incluir muitos artistas-chave na história do estilo, priorizando apenas figuras que fazem parte do time do Drum&BassArena.

Criticado ou não, o documentário está disponível para reprodução gratuita no canal do Drum&BassArena no Youtube. Você pode assistir a versão completa no player abaixo:

A música conecta.