Skip to content
A música conecta

Special Series | Eris Drew

Por Laura Marcon em Special Series 12.02.2021

Algumas edições atrás contamos a história de vida e carreira de uma das artistas mais representativas do cenário da música eletrônica global, Octo Octa, e sua trajetória em determinado momento se funde com a próxima homenageada do nosso Special Series da vez, Eris Drew. Isso porque hoje, ambas se movimentam através da música em conjunto, não apenas como artistas, mas também como parceiras de vida.

+++ Special Series | Octo Octa

Drew é nascida em Chicago, berço da música eletrônica e sendo assim solo fértil para o crescimento artístico fora do padrão. Assim como boa parte das figuras mais proeminentes do cenário, ela já tinha familiaridade com instrumentos musicais desde a infância e, no seu caso, o teclado era seu companheiro até encontrar os equipamentos eletrônicos de mixagem.

Em meio a uma vida agitada de clubs e festas da cultura underground de Chicago, Eris começou a se aventurar na discotecagem em meados dos anos 90, crescendo exponencialmente ao longo dos anos e se tornando residente de clubs como Smart Bar, em sua cidade natal, e Bunker, em Nova York. Ela também atuava como performer e tinha uma visão muito ampla da experiência em uma pista de dança.

Quando tinha 18 anos, Eris viveu um momento de catarse e entendeu o poder de cura da música. A partir de então iniciou um movimento chamado Motherbeat, que é a tradução do que a música significa para ela, um ritual, uma pulsação fundamental da vida, um vento geométrico com poder medicinal. Para Eris Drew, cada um de nós nasceu para viver coisas melhores do que o “download” cultural que recebemos e oferecemos. A dança ritualística existe desde os primórdios da história do ser humano e, sendo assim, podemos usá-la e a música como um meio para libertarmos nossos corpos, dissolvermos limites e modelos e nos encontrar enquanto seres humanos.

E se você pensa que esta é uma ideia um pouco maluca da cabeça de Eris, muito se engana. Em um esforço para contextualizar essa experiência rave, ela dá palestras ao redor do mundo sobre as conexões entre a cultura da Dance Music e outras tradições extáticas, como o xamanismo.

Como DJ e produtora, Eris Drew também tem referências visíveis da cena rave do meio-oeste americano e leva ao público uma energia completamente diferenciada e psicodélica de forma eclética e em alto nível. Ela coleciona lançamentos em labels imponentes em nível global, além de administrar suas duas gravadoras, Interdimensional Transmissions e Naive Records.

Assim como Octo Octa, seu amor que iniciou desde a faculdade, Eris Drew também é trans e também é figura ativa e representativa no cenário queer da música eletrônica. Ambas vivem um momento de ascensão estrondosa na música eletrônica em todos os âmbitos em que atuam, seja como produtoras, DJs solo ou em back2backs muito bem comentados e também como fundadoras e administradoras de T4T LUV NRG.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024