Special Series

Special Series | Palms Trax

Um dos grandes poderes inerentes à arte da música e a sua capacidade de se transformar em uma máquina do tempo. Não importa onde você estiver. Basta que uma música toque para alguém se teletransportar ao passado ou se imaginar no futuro. Mais grandioso ainda é encontrar esses dois universos na mesma dança, colocando o melhor de todos os mundos em uma mistura pontual. É isso que faz de Palms Trax tão especial.

Nascido em Saltford, Reino Unido, em 1991, Jay Donaldson teve desde cedo uma relação próxima com a música, através de seus pais. Seus primeiros contatos foram com Jazz, aprendendo piano e, na adolescência, se aventurou no Rock’n Roll, participando de uma banda cover do Metallica. Neste mesmo período começou suas experimentações no Logic e outras formas de produção de Dance Music.

A paixão pelo estilo levou o artista para Londres, onde estudou Tecnologia Musical, e lá dividia seu tempo entre o aprendizado e noites de apresentações em clubs. Uma crise econômica o levou novamente para casa e o forçou a trabalhar em um emprego completamente diferente, em um restaurante, para pagar suas dívidas. Claro que o sonho musical não foi esquecido e, quando se estabilizou, mudou-se para Berlim para seguir sua verdadeira paixão. 

Com seu tempo completamente dedicado à música, ele trabalhou incansavelmente até finalizar suas primeiras criações e lançar seu primeiro EP, Equation, que encontrou um lar no selo londrino Lobster Theremin, em 2015. Mal iniciou sua carreira como produtor, a turma do gigante Dekmantel se apaixonou pelo trabalho de Donaldson e o convidou para fazer parte do seu time de artistas.

O motivo da paixão é o mesmo que nos cativa até hoje. Como Palms Trax, ele tem a brilhante capacidade de criar faixas tão desafiadoras quanto contagiantes. Um pouco de House vintage, um bocado de discoteca esotérica e vários tons de underground britânico se unem em faixas repletas de sintetizadores melódicos, beats suaves e ondulantes, em um estética de personalidade única.

Assim como em suas criações, os sets também são tão surpreendentes quanto dançantes. House, Disco, Techno,  Acid… tudo é possível nas mãos de Palms Trax e o sorriso no rosto na pista de dança é garantido. Mais do que um artista que integra o catálogo da gravadora, ele passou a compor o line-up do festival e festas do selo e, assim como aconteceu com outros grandes artistas, seu nome foi projetado em nível global em pouquíssimo tempo.

De sets energizantes na pista do Boiler Room a apresentações inesquecíveis no palco principal, ele é uma das figuras-chave do label e consegue traduzir muito bem o motivo pelo qual o trabalho dessa turma é tão reverenciado em todo o mundo, pois não segue nenhuma regra e possui um domínio de pista impressionante. Quem esteve presente em suas apresentações nas duas edições do Dekmantel Festival São Paulo (2017-2018) sabe bem do que estamos falando.

Donaldson também conquistou seguidores pacientes e de mente aberta com seu programa de rádio mensal de culto, o decididamente nada culinário Cooking with Palms Trax, transmitido na Rádio Comunitária de Berlim desde 2015. Em cada programa, ele faz uma viagem profunda pelo universo do vinil e de sua história musical, fomentando um nível de confiança e curiosidade compartilhada que lhe permitiu se apresentar sob o mesmo nome.

É claro que, com o crescimento de sua notoriedade, Trax expandiu sua música para pistas de todo o mundo e hoje é um dos artistas mais aclamados de House e Disco da atualidade, transformando as pistas de dança comandadas por ele em uma cápsula do tempo que volta ao melhor dos tempos passados, sem deixar de evidenciar o universo moderno e tecnológico que vivemos hoje em dia. 

A música conecta.

Compartilhe