Skip to content
A música conecta

Paisagens sonoras que elevam o espírito são o cerne do duo Claxy

Desde que o belíssimo som do duo Claxy percorreu nossos ouvidos pela primeira vez, entre 2020 e 2021 quando escrevemos sobre o EP Out Of Veil na Natura Viva, não tiramos mais nossa atenção dos trabalhos que o projeto estava desenvolvendo. O motivo é muito simples: são poucos os artistas que possuem uma assinatura sonora tão autêntica e cativante quanto o duo Claxy, afinal, a mistura que Clara Valente e Gui Gautreaux propõem é tão criativa quanto funcional — unindo as atmosferas da MPB com linhas de baixo profundas e vocais angelicais, resultando naquele estilo de som que você fecha os olhos automaticamente e se deixa levar pela vibe sonhadora que cada uma das músicas possui. 

+++ Invites | Claxy: simbiose perfeita entre força e delicadeza

Sempre prezando por lapidar cada pequeno detalhe presente nas composições, o duo Claxy foi construindo sua reputação no meio artístico ao longo dos últimos três anos e chegou no momento atual com uma conquista e tanto para celebrar: o lançamento de um EP na Anjunadeep, um sonho para muitos artistas. Ahead chegou na última sexta (27) com quatro faixas originais após terem lançado a principal, Closer, na compilação Anjunadeep 14 no início deste ano. Completando o EP estão Overflow, Forward e Every Road, músicas que incorporam sintetizadores e baterias eletrônicas em meio a pads profundos e magistrais, sonoridades orgânicas e instrumentos como pianos e guitarras.

Para entender como eles chegaram até essa identidade, é preciso voltar alguns anos no tempo e revisitar nomes que fizeram história no passado e exercem influência no som atual do projeto. Nessa lista, artistas brasileiros como Milton Nascimento e até Cássia Eller estão presentes. Já do lado eletrônico, o duo cita Ólafur Arnalds, Christian Löffler e HVOB, como principais referências, incorporando desses artistas as melodias expansivas, orquestrações, introspecções e o sound design em geral, combinação de fatores que resulta na entrega de um som fora da curva.

“Esses artistas da eletrônica nos revelaram dimensões de sonoridades e texturas que não imaginávamos possíveis. E a lista de quem nos inspira continua evoluindo com Bonobo, Cubicolor e Monolink refrescando nossas playlists. Sobre essa mistura com a MPB, cunhamos nosso processo de composição como ‘pós-canção’ (risos). Faz sentido para a gente pensar assim, pois fragmentamos nossa forma de compor para abrir espaço para as vozes vindas de sintetizadores e do sound design em geral. É um processo desafiador, porém extremamente divertido e estimulante”, compartilha o duo.

Sobre a aceitação do mercado internacional sobre essa mistura cativante de música brasileira com eletrônica, Claxy reflete: “essa dinâmica da pós-canção pode também ser a razão pela qual ganhamos espaço na Europa com o Claxy. Anos atrás, um experiente dono de label nos disse que só precisávamos aprender a compor para o ouvido europeu. Acho que isso aconteceu ao longo do tempo e aprendemos a falar uma língua musical que a Europa compreende, mas que tem um frescor. O ‘Ahead EP’ é um exemplo interessante, pois nasceu de um experimento estético da Clara de compor músicas em inglês. Estávamos inseguros e sem muitas pretensões até que um amigo enviou as faixas para Anjunadeep sem que soubéssemos. Eles não sabiam quem éramos, de onde vinhamos, nem que éramos brasileiros, mas nos disseram estar apaixonados pelas faixas. Achamos até que fosse mentira (risos). Não sabemos, mas talvez esse frescor da MPB tenha encaixado bem ali e chamado a atenção”.

Se há três anos o duo ainda se encontrava em um momento de experimentação, hoje, a realidade já é bem diferente. Essa mistura de downtempo e organic com o melodic house e techno parece cada vez mais enraizada na música do duo Claxy, que colocou energia total nas ideias que queria nutrir. Hoje, se vê colhendo os resultados com uma identidade bem definida, profunda, promovendo a expansão da consciência através de paisagens sonoras que elevam nosso estado de espírito para um lugar de paz, carregando consigo a beleza e a herança cultural da música brasileira em meio a imensa possibilidade criativa que a música eletrônica oferece. Orgulho é a palavra que define o sentimento deste lançamento do duo Claxy.

Ahead está disponível no Beatport, Spotify e demais plataformas.

Conecte-se com o Claxy: Instagram | Site | SoundCloud | Spotify

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025