Storytelling

Um olhar acerca da ascensão estrondosa de Carista

Em 2018 a cena viu o emergir de uma força que desafia o convencional, e essa força atende pelo nome de Carista. Nascida e criada em Utrecht, nos Países Baixos, Carista extrapolou a função de DJ para se transformar em uma narradora de histórias sonoras que cativa multidões com sua eclética seleção musical. A jornada extraordinária de Carista rumo à proeminência é tão fascinante quanto às suas mixagens inovadoras.

+++ Who? Carista

Durante sua adolescência, Carista perseguiu ativamente sua paixão pela música. Ela viajava frequentemente de Utrecht para Roterdã e Amsterdã em busca de discos e aos 18 anos, em 2006, ela comprou seu primeiro par de toca-discos de um amigo. Ela também comprou um mixer e embarcou em uma jornada autodidata de mixagem, contando somente com tutoriais do YouTube para aprimorar suas habilidades. Rapidamente, ela se viu enredada pela magia dos ritmos pulsantes e embora não tenha escolhido conscientemente, seu destino como DJ começou a se desdobrar. 

Em 2018, esgotada fisicamente pela jornada dupla de trabalho e impulsionada pela mãe, Carista definiu que era hora de se dedicar em tempo integral ao DJing. Dali em diante os passos de Carista foram certeiros. Seu primeiro radioshow no Red Light Radio (que embora não esteja mais em atividade há 3 anos, foi uma importante rádio para a cena holandesa) abriu o caminho para a residência mensal que ela manteve de 2015 até 2019. De 2016 em diante rolaram outros marcos importantes: ela fez sua estréia no De School, somou apresentações expressivas ao seu currículo, foi contemplada com uma vaga de residente mensal no NTS e também caiu no gosto de artistas como Seth Troxler, e que por exemplo, a convidou para tocar no DC 10 em Ibiza.

No entanto, 2020 foi um ano que apesar da pandemia, se tornou muito importante para Carista já que marca o lançamento da United Identities, que hoje além de label é uma plataforma que promove a inclusão e a diversidade na cena. Desde então seu trabalho com o UI se tornou um alicerce significativo para sua jornada e através de iniciativas como o podcast, Carista amplificou as vozes sub representadas na música eletrônica, trazendo à tona uma rica seleção de talentos.

O estilo musical de Carista envolve uma mistura realmente dinâmica e profunda, que abrange vários gêneros. Ela é conhecida por explorar breakbeat, house, sons com graves potentes, disco e boogie, tudo isso sem deixar de lado a herança surinamesa e as influências de soul, jazz e das músicas caribenhas e surinamesas, que preenchiam seus domingos de manhã em família. A jornada da Carista extrapolou o simples conceito de música, revelando uma protagonista que celebra a diversidade em suas mais diversas formas, a inclusão e a coragem em perseguir o que se ama verdadeiramente.

As motivações para a rápida ascensão de Carista residem na maneira como ela transcende os limites estilísticos, conectando-se com público e outros protagonistas através de uma narrativa musical realmente distinta. Seja nos decks ou em curadorias inspiradoras, Carista constrói pontes entre passados nostálgicos e futuros promissores e sua história continua a se desdobrar, deixando um rastro brilhante de inovação e apontando para um futuro sublime.

Com apresentação única no Brasil neste sábado, dia 09 de dezembro, a convite da ODD, Carista tem um novo encontro com o público em um all night long que também encerra mais um excelente ano para o coletivo festeiro. Os ingressos ainda estão disponíveis na plataforma Ingresse.

Conecte-se com Carista: Instagram | Site | SoundCloud

A música conecta.