Para os entusiastas da boa e profunda pesquisa musical, gastar horas no Youtube buscando faixas que fogem do óbvio e dos top trends, é muito mais do que um trabalho. É um passatempo. E claro, nada melhor do que canais especializados em algumas vertentes, para auxiliar o pesquisador a refinar a busca por tesouros perdidos. Hoje selecionamos 5 canais do Youtube, alguns com foco em subgêneros determinados, outros com uma variedade de pérolas esquecidas no tempo, mas que são espaços ricos para aventurar-se nas pesquisas mais aprofundadas. Confira!
2trancentral
Para os amantes do Leftfield, Ambient e claro, do bom e velho Trance, o 2trancentral é um canal de Belgrado, que oferece uma infinidade de faixas que compreende os estilos entre as décadas de 90 e 2000. Boa pedida para quem procura por raridades, faixas lado B e jóias do oldschool.
Houseum
Um clássico para os houseiros de plantão, o Houseum possui um acervo gigantesco de faixas mais contemporâneas do estilo, desde o Deep House ao Lo-Fi. Incluindo nomes da nova geração, de dentro e de fora do “hype”, é certo que se você é um amante da House Music, vai encontrar ótimas faixas para incluir na sua pesquisa.
ultradiskopanorama
Esse é para os amantes dos synths oitentistas, especialmente para aqueles que procuram por Disco, Italo Disco, Hi NRG, Electro e afins. Com mais de 40 mil inscritos, o canal traz raridades dos anos 70, 80 e 90 de diversas partes da Europa e da Ásia, que certamente vai te surpreender!
UK Garage Classics
Como o próprio nome já antecipa, o canal é voltado aos pesquisadores do Garage britânico, com escavações apuradas de clássicos e de tracks mais lado B do estilo. Todas as faixas upadas acompanham também o link do Discogs, facilitando para quem por ventura queira ir atrás dos discos.
Omoloko
Para quem conhece o trabalho de Omoloko, sabe que o artista é um grande apreciador de escavações musicais. Ele comanda seu canal homônimo no Youtube repleto de faixas que vão do Slow Dance às musicalidades de amplo espectro geográfico. Por lá você encontra várias pérolas que muito provavelmente, nunca tenha escutado antes!
A música conecta.