Afaste o sofá da sala e abra espaço para um momento de dança, mãos para cima e sorriso no rosto porque é exatamente isso que acontece quando um clássico da Disco Music toca em uma pista de dança (olha o gatilho). O estilo precursor da música eletrônica está chegando no Alataj para levar o espírito extravagante e super agitado dos anos 70 para a sua casa e a recomendação para que você nos acompanhe é forte.
A alegre Disco Music acabou perdendo sua força nos anos 80 por uma série de movimentos que tentaram descreditar o som que bombava nas danceterias. Mas antes desse momento de “estagnação”, ela tomou todas as mídias sonoras, criou um movimento estrondoso, além de colocar artistas, bandas, divas da música como grandes celebridades, principalmente nos Estados Unidos, país onde o estilo nasceu e cultivou a maioria dos seus grandes nomes.
+++ Top 5 | 5 Djs de Disco que a gente ama
Do Disco nasceu o House e daí o Techno e enfim, você já sabe o final dessa história, não é? A vertente jamais foi excluída das festas e clubs, aliás, ela segue vivíssima através de muitos artistas, mesmo os que não se dedicam fortemente à ela e, voltando ao início dessa nossa conversa, cada vez que um clássico da Disco Music ecoa numa pista de dança é êxtase total, pelo menos pra nossa turma aqui.
Quando a ideia de trazer alguns desses clássicos atemporais surgiu por aqui já sabíamos que a missão seria das mais difíceis. Todo mundo tem alguma faixa que guarda no coração, que ouviu e curtiu em um momento especial ou foi surpreendida por um DJ em meio a uma construção de set que achava simplesmente não caber Disco Music. Ao longo dos anos, muitas das principais faixas receberam edits e remixes de outros grandes artistas da música eletrônica, o que facilitou ainda mais esses encontros sonoros.
Para animar esse período que vivemos, a gente resolveu citar cinco (que viraram sete) clássicos desse estilo que levanta qualquer um da cadeira. As sugestões foram citadas não apenas por relevância, mas tem uma pitada de pessoalidade, confesso. Caso sua música preferida não esteja por aqui, não fique triste. Aproveite o momento e, depois de ouvir nossas escolhas, coloque ela pra dançar.
CHIC – Everybody Dance
Como começar essa lista com outra sumidade da Disco senão com CHIC? A banda comandada por Nile Rodgers é simplesmente uma fábrica de clássicos do estilo e uma das grandes responsáveis por manter o espírito dos anos 70 ainda muito vivo. Destaque para o show maravilhoso que fizeram no Rock in Rio em 2017 e 2019. Clap Your Hands!
Michael Jackson – Don’t Stop Til You Get Enough
Não há muito o que dizer. Michael é simplesmente um dos maiores artistas de todos os tempos e basicamente tudo o que seu dedo encostou virou – e ainda é – ouro. Rei do Pop, ele também trazia muitas outras referências em suas músicas e, como de praxe em tudo o que produzia, criou uma faixa que não envelhece jamais!
Sisters Sledge – Lost In Music
Formada pelas irmãs Kim e Debbie Sledge nos anos 70, a dupla também trazia Funk, Soul e R&B em suas faixas, mas foi através da Disco que ficaram realmente conhecidas. Elas emplacaram outros grandes clássicos na bagagem, como We Are Family – produzida em conjunto com Nile Rodgers -, mas esta em especial volta e meia toca no office e ficar parado não é uma opção.
Sylvester – You make Me Feel (Mighty Real)
Considerado a “Rainha da Discoteca”, Sylvester James era conhecido não apenas por suas faixas, mas também por performances marcantes como Drag Queen e militância em prol da comunidade gay na época. Faleceu cedo demais, com 41 anos, em decorrência da AIDS, mas foi tempo suficiente para deixar um dos maiores clássicos da Disco Music.
ABBA – Gimme Gimme Gimme (A Man After Midnight)
Se você pensa que a Disco Music foi produzida apenas nos Estados Unidos, muito se engana. Um super clássico vem do quarteto suéco que liderou as paradas musicais de todo o mundo entre o início dos anos 70 até os anos 80. Eles também tem um pouco de Pop, um pouco de Rock, mas aqui você já sabe o que vai ouvir.
Bônus | Donna Summer & Giorgio Moroder – I Feel Love
Como deixar de fora esse ícone musical sagrado chamado I Feel Love? Apostamos que muitos, quando bateram o olho no título dessa matéria, já pensaram nessa faixa. Além dela de clássico cantado pela maior diva da Disco, ela é o símbolo do encontro do estilo com os sintetizadores (obra de Giorgo Moroder) e deu o start no que a gente chama de Dance Music.
Bônus | The Trammps – Disco Inferno
Burn, baby burn! Uma das primeiras bandas Disco de toda a história, The Trammps ganhou muito sucesso com outras faixas, mas nenhuma teve tanto peso quanto Disco Inferno, que além de alcançar as melhores posições em rankings mundiais da música como Billboard, também recebeu o Grammy no ano seguinte.
A música conecta.