Skip to content
A música conecta

5 faixas de Techno que encaixam perfeitamente em um set de House

Por Caio Stanccione em Top 5 Alataj 13.11.2020

Não consigo ver outra forma de começar esse Top 5 senão lembrando você de que o House e o Techno não são como óleo e água, não existe time dos camisa florida e time dos camisa preta, é um equívoco tentar desmembrar os dois estilos e infelizmente isso é algo comum em nosso país. Por exemplo, os adeptos do Techno, seja ele “Melódico” ou “Industrial” – em aspas mesmo porque subclassificar algo subclassificado é redundante – acaba desprezando quem prefere as pistas de House. E por sua vez, existem os “Houseros” – novamente entre aspas – que acabam desdenhando de quem prefere batidas mais ásperas simplesmente porque desconhecem a sinergia que o House e o Techno tem. É bem simples, seja House ou Techno, a vertente musical que ambos pertencem é a Música Eletrônica, ambos eclodiram no mesmo tempo, com o mesmo intuito e infinitas vezes compartilham dos mesmos artistas durante sua fundação.

Esse assunto é algo que realmente me incomoda. Sou DJ há 15 anos e muitos me conhecem por conta da minha contribuição a House Music, porém, nem imaginam que iniciei minha jornada musical em cima do Jungle e do Hard Techno, onde constantemente continuo a revisitar, explorar e trazer para o universo da House Music, devidamente adaptados. No Top 5 de hoje, quero te mostrar por A+B que o House e o Techno podem, sim, figurar em uma mesma apresentação, tudo depende da vibe em que a pista se encontra, dos DJs que tocam antes e depois de você e claro, do mood em que você se encontra.

Foi pensando em desmitificar esse tabu que separei cinco faixas de Techno que tenho em meu acervo e que sempre que possível, toco em minhas apresentações. Se liga:

Dave Angel – Be Bop [Blunted, 1995]

Me recuso a começar esse Top 5 sem ser por quem eu tenho como o mais habilidoso na hora de se misturar Techno e House. Dave Angel é uma lenda com incontáveis músicas que emplacaram nas mais diversas pistas. Dave também é o criador da Rotation Records, gravadora que conta com lançamentos de Vince Watson, Steve Rachmad, The Hacker e Adam Beyer pra citar alguns. Be Bop é a oitava faixa do álbum Tales Of The Unexpected, primeiro álbum de estúdio de Dave, lançado em 1995.

Trevino – Tactical Manoeuvre [3024, 2012]

Outro artista vindo do Reino Unido e que sabe muito bem como trabalhar as mais diversas faces que a Música Eletrônica tem. Trevino é um dos projetos paralelos de Marcus Intalex, um dos pilares que ergueu o Drum ‘n’ Bass em nível mundial. Infelizmente, perdemos Marcus Intalex em 2017, mas a sua obra continua aqui e de forma eterna.

Aphrohead – In The Dark We Live (Thee Lite) (Dave Clarke’s 313 Mix) [Bush, 1993]

Mais um projeto paralelo de um artista bem famoso que talvez você não conheça. Aphrohead é ninguém menos que Felix Da Housecat antes do boom causado pelo Electroclash no meio dos anos 2000. In The Dark We Live (Thee Lite) foi lançada através da Bush, gravadora seminal para o House e o Techno, onde lançou trabalhos de artistas como Pete Tong, Paul Oakenfold, Roger S aka The S Man,  Thomas Schumacher, entre outros.

Mark Ambrose – My Soul, Your Soul (Valentino Kanzyani Remix) [Murge Recordings, 2016]

Mark Ambrose é um dos pioneiros quando o assunto é misturar Techno e House. Dono de uma discografia aclamada, Mark também é o idealizador da Crayon, gravadora respeitada justamente por ser uma das primeiras em intensificar o ritmo do House com o Techno. My Soul, Your Soul foi lançada originalmente em 1999, mas em 2016 a faixa ganhou um novo edit por Mark, além de um remix feito por Valentino Kanzyani, um verdadeiro camaleão dentro da música música eletrônica, em especial no Techno. 

Crackazat – Silent Sing (Tiger Stripes Remix) [Local Talk, 2015]

O contrário também acontece. Em 2015, Crackazat lançou um dos seus EPs mais famosos, Eye Light EP através da Local Talk Records, gravadora sueca que se tornou uma das principais quando o assunto é House e Deep House. O EP é basicamente composto por faixas de House com ênfase no Jazz, mas um dos remixes foi feito por Tiger Stripes, que de forma madura e elaborada, conseguiu transformar um Jazzy House em Techno. 

Bônus track

Juan – Techno Music [10 Records, 1988]

Obviamente eu não deixaria Detroit de fora, afinal quem criou a música Techno foram os DJs e produtores vindos de lá. ‘Magic’ Juan Atkins, juntamente a Kevin Saunderson e Derrick May, são tidos como os criadores da vertente musical que se iniciou na primeira metade dos anos 80. Clear, faixa do duo entre Atkins e Rick Davis chamado Cybotron é considerada a primeira faixa de Techno já criada, mas eu quis fugir um pouco do óbvio e resolvi buscar uma faixa de Juan que tivesse tanto apelo quanto Clear. Techno Music faz parte da coletânea Techno! The New Dance Sound Of Detroit, lançada 1988. A coletânea é considerada a obra que disseminou o Techno para fora os quatro cantos do planeta. 

E não se esqueçam, House e Techno andam de mãos dadas. Sempre.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024