Hoje o universo da música eletrônica amanheceu mais triste. O majestoso artista que fez parte do pioneirismo do Tech House mundial, Nathan Coles, faleceu aos 52 anos. Se hoje a vertente que leva os grooves dançantes de impacto tem tamanha projeção em âmbito mundial, muito se deve ao legado de Coles. Ao lado de Terry Francis e Eddie Richards, ele deu vida ao lendário Wiggle, parceria que começou com as festas efervescentes do cenário underground londrino nos anos 90, e consagrou um tipo de mixagem eufórica e dançante, trazendo o encontro perfeito entre as linhas do House e a energia do Techno. Mais tarde, o Wiggle protagonizou os primeiros lançamentos do estilo tornando-se um dos meios de comunicação mais influentes da época, com Coles, Francis e Richards mantendo residência na fabric por mais de uma década.
+++ Relembre: Qual a verdadeira origem do Tech House?
Lançando faixas sob uma variedade de aliases diferentes – como Get Fucked – Coles colaborou com nomes como Francis, Mr. C, Silverlining e Nils Hess, com produções que chegou a gravadoras como Groove Pleasure, Ornate ,10 Kilo, Evasive Records além de sua própria gravadora, Is This. Segundo depoimento dos próprios filhos, Fabian e Josh, Nathan sofria de crises de saúde mental e acabou tirando a própria vida no último domingo (12).
O legado de Coles permanecerá imortal na história da música eletrônica, e sobretudo, por meio de faixas que inspiraram uma geração de artistas ao redor do mundo. Relembramos 6 sucessos de Nathan Coles quem ficarão eternizados nas pistas de dança.
Nathan Coles – Bad Bug
Bad Bug certamente está entre os grandes sucessos de Nathan Coles, e ainda abrilhanta o catálogo histórico da Wiggle. A faixa foi lançada em 2004 estampando o lado A do disco, com uma bateria potente e dinâmica.
Nathan Coles & Terry Francis – Music Freak
Entre as colaborações que marcaram a história do Tech House, está esta parceria dos Wiggle Djs Nathan Coles e Terry Francis. Music Freak carrega cortes de samples e uma mescla de grooves que conferem aquela energia techy tão característica do estilo.
Nathan Coles – Watch My Feet
Com diversos lançamentos pela Hotkitchen, Watch My Feet se destaca como uma das principais produções de Nathan nesta jornada. A faixa faz parte do EP Snowboarding On Ibiza lançado em 2007.
Nathan Coles & Smithmonger – Untitled B1
Entre os tantos sucessos lançados no catálogo honroso da Wiggle, está essa colaboração de Nathan com Smithmonger. Untitled, sem um título realmente definido mas com um groove exemplar.
Annette – Dream 17 (Coles & Coker Love Your Feel Mix)
David Coker foi um dos grandes nomes que Nathan Coles firmou parceria, sobretudo em seu lançamento pela Ornate e demais remixes em colaboração. Um dos destaques dessa parceria é o remix para Dream 17 de Annette, presente na compilação de número 28 da fabric, assinada pelo Wiggle.
Get Fucked – Slap
Da parceria entre Nathan e Nils Hess, nasceu o projeto Get Fucked ainda no início dos anos 2000. Juntos eles lançaram diversos EPs pela Eukatech e pela Household Recordings, entre eles o enérgio Tosser EP, com a faixa Slap brilhando no lado B do disco.
A música conecta.