O termo “viagem musical” é um daqueles clichês tão batidos, mas ao mesmo tempo tão precisos, que ganham licença poética para existir. É tipo “top”, “topíssimo” e suas variações. Assim como o #top, “viagem musical” pode ser tantas coisas que só mesmo conhecendo o interlocutor e o tom de voz para entender corretamente do que se trata. Mas, boas novas: em meio a tantas utilizações forçadas ou fora de contexto, nós encontramos um lugar em que o termo se aplica de maneira perfeita.
Estamos falando do Driving Music. Este canal canadense começou a postar vídeos em 2012 com registros pessoais de um motorista dirigindo por estradas e outras coisas ainda mais aleatórias, como Djokovic derrotando Bernard Tomic no lendário Aberto do Canadá daquele mesmo ano. A virada de chave na grade de conteúdo do canal aconteceu em Outubro de 2015, quando sets marcantes de House Progressivo, Trance, EDM, Ambient e outros estilos começaram a ser postados. O primeiro a atingir maior relevância foi o Ruben de Ronde – The Sound of Holland 250. O que se sucedeu nos anos seguintes foi uma sequência de uploads que pode ser considerada impressionante: diversos registros com grande importância histórica de séries como “Essential Mix”, “A State of Trance” e outros radioshows, incluindo gravações raras.
• Austin Pettit – Nightride 050
• Markus Schulz – 4 Hour Set for Afterhours fm End of Year Countdown 2019
Dentro do YouTube, existe um certo hype no momento com canais que conseguem gerar um conforto visual através de imagens que trazem experiências de paisagens em movimento: trens viajando pela Escandinávia, caminhadas pelas ruas chuvosas de Tóquio e, claro, pessoas dirigindo em rodovias. O que torna o Driving Music especial é conseguir atender a este tipo de conteúdo, que claramente performa muito bem dentro da plataforma, com uma ótima curadoria musical direcionadas para DJ sets. É um conteúdo versátil, pois pode ser consumido em uma simples audição solitária de um dia de trabalho, ou em casa na televisão, quando algum estímulo visual combinado se faz necessário, como em uma noite de encontro com os amigos – especialmente se a Cercle não conversar com você em termos de preferências sonoras.
• Sasha, Pete Tong and Paul Oakenfold @ Homelands, Winchester – Essential Mix [1999-05-30]bbc radio 1
• Paul Van Dyk – Essential Mix [1997-04-20] bbc radio 1
Vale muito a pena mergulhar nos sets disponíveis por lá, pois existem verdadeiras pérolas, como o Essential Mix de Paul Oakenfold gravado em 1990 no Space Ibiza, ou ainda o Massive Attack para o Essential Mix de 1994, além de outros nomes como Eric Prydz, Markus Schulz, Andy Weatherall e tantos outros. São sets que outrora poderiam ser considerados perdidos, não apenas pela dificuldade de encontrá-los, mas por estarem em tantos lugares diferentes, misturados com tantas outras coisas, que acaba por tornar complexa essa visão sob a perspectiva de trabalhos que foram tão marcantes. O Driving Music é um tipo de iniciativa de conteúdo que nasce não como uma empresa ou plataforma de mídia, mas sim pela paixão de um fã que se conecta com outros fãs, e isso é uma das coisas mais valiosas que a internet pode prover para a música.