Skip to content
A música conecta

Quais atributos tornam a pesquisa musical de Âme realmente especial?

Por Louise Lamin em Trend 07.03.2024

Desafiar as convenções tradicionais da música eletrônica é uma premissa que acompanha o duo alemão Âme desde o princípio, quando surgiu em 2001. Composto por Kristian Beyer e Frank Wiedemann, a dupla adotou uma visão futurista e uma compreensão profunda do cenário clubber, o que fez deles aclamados nos quatro cantos do mundo e até eleitos como a “Dupla do Ano” pela Mixmag em 2006. Ao lado de Dixon, o Âme (que significa ‘alma’ em francês) também é um dos pilares da gravadora Innervisions, responsável por moldar a roupagem sonora do house e do techno, o que a tornou uma das mais influentes de todo o cenário.

Mas não pense que em cima do palco você verá os dois juntos… nada disso. Isso porque desde 2010 eles assumiram funções diferentes quando o assunto é mixar: enquanto Frank Wiedemann toca exclusivamente no formato de live act, de forma solo, Kristian Beyer faz DJ sets e representa o Âme pelo mundo. E é ele quem irá desembarcar nesta sexta, 08, em São Paulo para uma gig quase que “surpresa” no D-EDGE SP, já que foi anunciada apenas na última semana — ingressos antecipados podem ser adquiridos aqui.

A pista 1, onde Âme se apresenta, será assinada pela Dance Different, label que é comandada por um grupo de artistas brasileiros: Badaro, Enrico & Carmo, Lati e Onsoul, todos confirmados no mesmo lineup ao lado de Âme. Será uma noite imperdível seja para você, que nunca teve a oportunidade de ver Âme de perto, ou para você que já viu, mas sabe que toda performance envolvendo qualquer um dos dois artistas é única. Para reforçar isso, pontuamos quatro atributos que tornam a pesquisa de Âme realmente especial, confira:

Diferentes “personalidades musicais”

Certa vez Kristian Beyer disse que se sua música fosse um animal, “seria um animal que pode mudar de cor sempre que quiser”. Isso mostra que tanto ele como Frank Wiedemann estão sempre em busca de algo novo, em contato com outros projetos para não se acomodar em um único lugar. Tanto que Wiedemann ainda trabalha com Henrik Schwarz como Schwarzmann, e também com RY X como Howling.

Inspirações diversas

Em uma entrevista para o The Brag, Kristian afirmou que, como todo ser humano, se inspira em tudo que lhe rodeia, como a natureza, a família, o trabalho e o dia a dia, e ainda revelou o artista que ele mais tem como referência: “Brian Eno é definitivamente a figura mais importante da minha vida quando se trata de inspiração. Another Green World foi o álbum que abriu meus olhos e ainda é meu álbum favorito de todos os tempos”. Eno é conhecido mundialmente por ser um dos maiores responsáveis no desenvolvimento do ambient, que mostra como a música tocada pode ter diferentes camadas. 

Innervisions

Imagine como deve ser comandar uma label como a Innervisions, conhecida principalmente pelo rigoroso “controle de qualidade” nos lançamentos. A quantidade de demos recebidas e ouvidas, o enorme número de artistas diferentes que se tem contato… muitas preciosidades devem passar pelas mãos e ouvidos do Âme, o que com certeza agrega e abre o leque de possibilidades do que ele pode tocar no seu set, que deve ser majoritariamente de faixas exclusivas e que ainda não foram lançadas, muito provavelmente

Fuga do padrão

O Âme sempre se destacou pela capacidade de explorar uma ampla gama de estilos musicais durante suas performances. O projeto definitivamente não se limita a um único gênero e consegue transitar de forma muito natural entre diferentes atmosferas e momentos, desde um som mais tranquilo do Deep House, até algo mais imersivo do Techno, inserindo elementos de música experimental e ambiências que moldam a pista para criar uma experiência sonora dinâmica, afinal, ele são mestres em desenvolver uma narrativa musical que desperta muitas emoções em quem se permite. 

Quem aí está pronto para sentir tudo isso de perto?!

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024