Skip to content
A música conecta

Um novo protagonista latino: Verraco

Por Isabela Junqueira em Trend 11.07.2024

O eurocentrismo na música eletrônica não é nenhuma novidade. Aliás, são incontáveis os atuantes da cena que acreditam veemente que para acelerar ou até alcançar o êxito no nicho, é necessário estar baseado em alguma capital europeia. Ao mesmo passo que a cultura que emana da Europa é posta no centro da indústria, também vemos a ascensão de protagonistas que ousam nadar contra essa correnteza. É justamente aí que a figura do DJ e produtor colombiano, Verraco, se destaca. Emergindo como um dos protagonistas mais empolgantes da cena eletrônica latino-americana, natural de Medellín e baseado por lá, Verraco vem ganhando destaque internacional, aclamado justamente por impulsionar de forma firme a Colômbia e a América do Sul no mapa do techno global.

Ao incorporar elementos da cultura latino-americana, criando um som que é ao mesmo tempo inovador e enraizado em suas origens, o DJ e produtor tem concebido uma estética marcada por uma fusão de ritmos culturais com a pulsação energética do techno, oferecendo uma experiência auditiva complexa e que ainda abraça ritmos como o IDM (Intelligent Dance Music) e o ambient. Esse trabalho também vem sendo fundamental no estabelecimento da Insurgentes, desde 2017, e da TraTraTrax fundada em 2020 ao lado do DJ Lomalinda e Nyksan, e que vem construindo um catálogo expressivo com lançamentos de Nick León, Bitter Babe, Tomás Urquieta e muitos outros produtores que têm impulsionado uma celebração de ritmos como o dembow, cumbia, tribal, raptor house e muito mais.

A ascensão de Verraco é um claro exemplo do potencial da conexão cultural. Distante de apenas criar músicas, ele explora temas profundos através das suas produções, apresentando um trabalho completo, que é uma mistura de texturas sonoras que refletem a diversidade e a complexidade da América Latina. Isso, somado a uma habilidade técnica impecável, o posicionou como uma força dominante no cenário global. O colombiano construiu assim esse senso musical que embora intenso, disruptivo e eclético, também é muito celebrado pela precisão.

E para além de todos esses atributos admiráveis, um dos aspectos mais notáveis da carreira de Verraco é o compromisso que ele mantém com a autenticidade. Distante de tendências superficiais, o artista colombiano opta por uma abordagem mais profunda e significativa, abordando frequentemente temas de identidade e resistência. Essa profundidade temática, aliada à multiplicidade de ritmos, permite que Verraco aprofunde ainda mais seus valores e arte. 

A própria crítica especializada tem aplaudido o trabalho de Verraco, destacando essa capacidade em combinar complexidade rítmica com uma profundidade cultural. Veículos respeitados como o Resident Advisor e Pitchfork têm inclusive pautado a habilidade do talento latino em criar paisagens sonoras imersivas, que desafiam os padrões e envolvem os ouvintes. Através desses valores muito bem construídos, ele tem apoiado e promovido outros talentos latinos, ajudando a manter uma cena vibrante e diversificada, em um movimento que visa desafiar normas que anos após anos são conservadas através da expansão dos horizontes musicais com foco na América Latina. Este esforço, individual ou coletivamente do artista, reflete um desejo de ver a música eletrônica latino-americana ser reconhecida globalmente pela sua originalidade.

Verraco é um dos protagonistas que está, sem dúvidas, redefinindo o papel dos artistas latino-americanos na cena global, e a sua ascensão é um bom sinal de mudança. O colombiano também demonstra que é possível ser autêntico, inovador e se conservar fiel às suas raízes ao mesmo passo que a sua música se conecta com uma audiência global. Com um futuro promissor à sua frente, Verraco vem ajudando a traçar um futuro promissor para a dance music, além de pavimentar o caminho para uma nova geração de produtores latino-americanos, solidificando seu posto como um protagonista indiscutivelmente necessário na cena mundial.

Conecte-se com Verraco: Instagram | SoundCloud | Spotify 

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024