Skip to content
A música conecta

Vitrola | Review: Antonio Adolfo ‎– Viralata

Por Laura Marcon em Vitrola 19.08.2020

Em 1947, no Rio de Janeiro, nascia Antonio Adolfo Maurity Saboia, hoje reconhecido como grande compositor, instrumentista e arranjador brasileiro e que conquistou grande respeito não apenas em nosso país, mas também entre os grandes apreciadores da boa música internacionalmente, sendo algumas de suas obras consideradas grandes clássicos do Jazz brasileiro.

A destreza e talento é justificada por sua relação musical precoce. O artista é filho de violinista participante da Orquestra do Teatro Municipal do Rio e iniciou seus estudos ainda criança. Foi Antonio sair do campo dos estudos que ele iniciou uma trajetória de muito sucesso, entre colaborações com artistas emblemáticos da história da música brasileira, prêmios de festivais variados de composição e interpretação e até indicações a prêmios importantes como o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino, por seu álbum Tropical Infinito.

A carreira do artista iniciou logo aos 16 anos, quando já era pianista e montou o Trio 3-D para participar um musical de ninguém menos que Vinícius de Moraes e Carlos Lyra. Logo em seguida, Antônio trabalhou em colaboração com Maysa e também viajou com Elis Regina em sua tour internacional. Nos anos 70 ele passou uma temporada nos Estados Unidos a trabalho e estudo e, ao final, em 1979, nasceu o álbum Viralata, uma obra instrumental que funde o Jazz-Funk e a easy-listening dotada do toque brasileiro na percussão, melodias e equilíbrio dos arranjos.

O álbum é composto de 12 faixas e contou com um time de músicos de peso na execução de suas criações. Viva Voz, Jamil Joanes, Téo Lima e Agenor Mendes são apenas alguns dos nomes que participaram da produção do LP. O álbum é considerado uma de suas maiores obras-primas e a prensa original do disco é artigo de colecionador para os pesquisadores ávidos da música brasileira, custando um valor alto para os padrões de vinis que encontramos normalmente.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025