Muito se fala sobre a influência que a música internacional exerce sob a nacional, mas também ressaltar a farta e abundante fonte de inspiração que é a música brasileira. Há muitos anos a produção musical nacional exerce um grande estímulo criativo em artistas internacionais e nos próprios brasileiros, tanto que ao longo dos anos uma das maneiras as quais isso se manifesta é por meio do uso de samples em músicas populares ao redor do globo.
+++ 5 samples clássicos do hip hop usados na música eletrônica
Arthur Verocai, por exemplo, é um pianista, violonista, compositor, arranjador e maestro brasileiro importantíssimo e entre os anos 60 e 70 teve uma contribuição imensa para o mercado fonográfico nacional. No entanto, seu álbum homônimo lançado em 1972 não teve grande impacto até 2004, quando a faixa Seriado foi sampleada por MF DOOM em Passion Flower. Dali em diante, apenas em Na boca do sol, Verocai foi sampleado mais de 25 vezes. Marcos Valle é outro excelente exemplo. Compositor, cantor, instrumentista e arranjador brasileiro, ele já foi sampleado por Jay Z, Kanye West em featuring com Pusha T, Future, entre muitos outros artistas — e Estrelar foi sampleada mais de 20 vezes.
+++ Alataj entrevista Arthur Verocai
Por aqui, DJ Marky, KL Jay (Racionais MC’s), Marcelo D2, Papatinho e diversos outros produtores já demonstraram a maestria do seu trabalho com samples, principalmente com recortes de músicas nacionais. Mas Diplo, Gramatik, Ian Pooley, J Cole, Joey Bada$$, M.I.A, Mos Def e Rod Stewart são só alguns dos artistas que também usaram samples de músicas nacionais em suas composições. Por isso, na nova edição do Vitrola Playlist reunimos 30 músicas brasileiras que foram sampleadas por artistas internacionais e nacionais. Na seleção você encontra faixas exploradas por todos os nomes mencionados no texto e muito mais, então já deixe o WhoSampled aberto e play!
A música conecta.