Skip to content
A música conecta

Who? Vasconcellos

Por Rodrigo Airaf em Who? 22.11.2021

Produtor há dois anos e DJ há seis, Rafael Rosa a.k.a. Vasconcellos tem em sua inquietude e curiosidade os propulsores de suas conquistas. Enquanto celebra lançamentos como o mais recente EP The Rescue — este, lançado pelo selo curitibano Complexo que entrou para o Top 100 de Indie Dance do Beatport — o artista segue com sua rotina cheia de atividades, todas em torno da sua paixão pela Dance Music. 

Natural de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Vasconcellos começou a frequentar os eventos da Sunset Sessions em 2013 e, três anos depois, já foi escalado para estrear no palco principal da festa, posteriormente assumindo residência. Desde então, apresentou sua mistura de sons ousada entre os universos Indie Dance, House e Dark Disco também em rolês como D-Edge, Margem (onde também é residente)e VGLNT. Entre os suportes recebidos para suas produções estão REES, Biesmans, Shubostar, Touchtalk e Vini Pistori

Antes de se aproximar do cenário underground, foi da própria família que Vasconcellos recebeu suas referências musicais primárias. De um lado, uma boa parte de seus parentes colocava no repeat sonoridades New Wave, Italo Disco, Disco e outras referências oitentistas. Do outro, seu irmão mais velho, que discotecava e tinha em seus mixes Eurodance, Drum n’ Bass e eletro daqueles que hoje são considerados nostálgicos, como New Order, D’agostino, Lasgo, Kraftwerk, Giorgio Moroder e Kosheen

Fisgado pelo incrível ethos de liberdade, inclusão e criatividade da cena underground, em especial a de São Paulo, Vasconcellos não poupa seu tempo. Além de conduzir o grupo Indie Dance BR, no whatsapp, que se tornou um hub de conexões, troca de experiências e projetos, o artista de 31 anos também cuida, ao lado de Spavieri e Kamie Januzzi, do projeto Escucha, atualmente em sua etapa de eventos, em breve a entrar na etapa de selo fonográfico.

Quinzenalmente, Vasconcellos troca figurinhas musicais com Mau Maioli no programa Synce Radioshow, da rádio paulistana Veneno — ali, exploram sonoridades dos anos 70, 80 e 90 com todo o respeito que a história da música eletrônica merece. O gaúcho também compartilha conhecimento como tutor de artistas iniciantes na Oficina DJ, em São Paulo. 

Com todo este espectro de dedicação à Dance Music, é de se esperar uma ascensão cada vez mais sólida do Vasconcellos que, em suas palavras, é um “camaleão musical”. Fique de olhos (e ouvidos) abertos! 

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025