Skip to content
A música conecta

Who? PR.A.DO

Por Isabela Junqueira em Who? 29.02.2024

PR.A.DO é uma figura ascendente na cena eletrônica nacional, cuja jornada começou de forma despretensiosa, mas logo se transformou em uma força magnética. Com a infância marcada pelos sons de Kraftwerk, Massive Attack, Underground Resistance e Carl Craig, inspirado pelos tios DJs, Persival e Gustavo Balleste (você pode conferir seus sets abaixo), Gabriel Prado amadureceu com um background que mal sabia ele, mas já abria precedentes para construir seu caráter musical. Sua trajetória, no entanto, começou em 2018 como consequência da sua curiosidade… com uma controladora emprestada por um amigo suas primeiras aventuras começaram, mas somente na pandemia, em 2020, que a brincadeira começou a adquirir um tom de seriedade. Autodidata, ele mergulhou de cabeça na mixagem e se desenvolveu através de tutoriais do YouTube.

O impulso criativo de PR.A.DO já sinalizava a necessidade da criação de um coletivo artístico, antes mesmo de se lançar como produtor e então em 2020, a Subliminar foi fundada. O desejo de estabelecer espaços e plataformas para a expressão artística culminou na concepção da marca, um coletivo que começou como uma festa combinada com exposição de arte e evoluiu para se tornar um selo musical vibrante. Essa visão multifacetada revela a amplitude de sua criatividade e o desejo de contribuir para a efervescência cultural da comunidade nacional.

+++ Arte e política na construção orgânica de um coletivo Subliminar

A pesquisa e seleção musical naturalmente foram ganhando um espaço conciso em sua vida, ao mesmo passo que o desenvolvimento enquanto produtor acontecia gradativamente. Com as bases da música eletrônica (house e techno) como fundamento da sua educação musical, rapidamente PR.A.DO foi se aprofudando até encontrar abundante influência no frutífero terreno britânico da música e principalmente dos ritmos dos anos 90 e 2000 como o tech house tradicional (de Nathan Coles e seu trabalho através do Wiggle), o inconfundível UK Garage e também, claro, o progressivo. Contudo, guiado pela qualidade, independentemente do gênero, seja em suas produções ou nos discos que preenchem o seu case, sua orientação principal é e segue sendo o dancefloor.

Seu primeiro lançamento pela Subliminar, Gaiola do Pradin, que saiu pelo primeiro volume do VA Mandrake, marcou um excelente primeiro passo e introdução da sua visão musical distinta e não à toa, até hoje é uma das faixas mais celebradas do produtor. Em agosto de 2021, JAZZY JOINTS, seu primeiro EP, tornou ainda mais explícita essa perspectiva distinta ao abordar a house music. Os releases que seguiram o EP não só acresceram a sua discografia, como demonstraram um após o outro, sua crescente habilidade. Até aqui, além da Subliminar, PR.A.DO já lançou pela dsrptv, Gop Tun, Jardineira Records, U’re Guay Records e em março, ele estreia pela Nug-Net, sub label da Limousine Dream — comandada por Gene On Earth

Mas voltando para o presente, PR.A.DO lançou ontem Whispers in Shadows, EP que marca seu retorno à Subliminar após dois anos. Formado por cinco faixas, sendo quatro originais e um remix por Zopelar (que fez sua estreia pelo selo), a obra como um todo reflete muito bem seu momento e identidade musical, que em constante evolução, segue captando a sua essência artística. “Nesses últimos anos, a música foi a única coisa que me manteve com os dois pés no chão, com a cabeça ativa e sobrevivendo a tempos difíceis. Até hoje a música ocupa esse espaço de cura pra mim e esse EP representa um pouco disso, horas e mais horas no estúdio fazendo algo sem pensar no resultado ou se as pessoas iriam ou não gostar, esse estado quase que meditativo pra mim se tornou algo viciante”, refletiu o produtor ao comunicar o lançamento. 

Em singelos quatro anos de carreira, PR.A.DO se revela um artista cuja sede pela qualidade musical é um dos principais aceleradores de carreira. Embalar pistas importantes de clubs, festas e coletivos como do D-EDGE SP, o carnaval de rua da Goma Room em parceria com o Unidos do BPM e a Mamba Negra são só mais alguns sinalizadores do excelente caminho que ele vem percorrendo. Inclusive, dia 16 de março, ele tem um encontro marcado com a pista da PERPÉTUA, no centro de Santos. Se estiver pela Baixada, não perca, mas de qualquer forma fica aqui nosso incentivo para acompanhar bem de perto os próximos passos de PR.A.DO.

Conecte-se com PR.A.DO: Bandcamp | Instagram | SoundCloud | Spotify 

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024