Skip to content
A música conecta

Who? Victor Alc

Por Nicolle Prado em Who? 08.03.2024

Mais do que apenas uma sequência de notas e ritmos, a música possui um poder transformador em nossas vidas, sendo uma fonte inesgotável de conforto, inspiração e cura. Quem nunca esteve deprê em um dia e, de repente, ao colocar uma música especial teve seu estado de espírito totalmente mudado? Música é isso… o abraço mais fraterno em momentos dolorosos. Relaxa, alivia o estresse cotidiano e até nos transporta para memórias vividas, além de nos conectar com outras pessoas, mas principalmente, com nós mesmos. Esta arte desempenha um papel vital no reequilíbrio emocional, mas ainda transcende esses benefícios, sendo um poderoso instrumento de cura, de dentro para fora. 

Victor Alencar, ou melhor Victor Alc, entendeu essa dinâmica e o poder ainda muito cedo. Natural de Salvador, o artista iniciou sua jornada musical na infância, influenciado por sua família, já que seus avós eram grandes fãs de diversos ritmos, desde música clássica, jazz e bossa nova à MPB, rock e blues; seu tio e padrinho são produtores e multi instrumentistas, produzindo para nomes como BaianaSystem, Lenine, Saulo, Ivete Sangalo e mais, enquanto sua mãe inspirou seu propósito dentro deste universo, já que ela atuou como musicoterapeuta, tratando crianças com autismo através da música e instrumentos musicais. 

Essa bagagem foi essencial para que hoje seu projeto se apresente de maneira disruptiva, tendo como principal objetivo sua intenção de criar produções que curam, a fim de ajudar pessoas a partir de seu trabalho e, ainda com uma essência experimental, já que Victor preza pela liberdade criativa, sempre buscando novas referências, sem se prender a rótulos ou gêneros. Sua cidade natal também é outra fonte de inspirações, já que o local é um verdadeiro polo cultural, principalmente abraçando a cultura africana e seus costumes, o que influencia diferentemente na sonoridade do artista. 

Entendendo seu background e as inspirações que constroem a identidade de Victor Alc é possível entender o que faz seu som se diferenciar dentro da indústria fonográfica. Com propósito, paixão e boas referências, sua jornada artística foca no que realmente importa: a música! 

Assim, o artista traz uma identidade sonora coesa e autêntica, que transita entre o Afro e organic house, melodic house e techno, sempre com foco nos elementos percussivos e sons mais orgânicos, com referências africanas e latinas. O projeto Victor Alc começou a se desenvolve a partir de 2020 e, apesar do pouco tempo de trajetória, já tem se mostrado um expoente preciso na cena nordestina, figurando em eventos da região como o ALOKIE, Réveillon do Quereres, Klandestine, além de já ter feito warm up para nomes como Curol e Vintage Culture. Enquanto produtor, ele já conquistou suportes de nomes como Nora En Pure, Maz e até  Keinemusik, que rendeu um comentário de Adam Port afirmando que Sudamerica, lançada nesta sexta-feira, dia 08, pela MoBlack é “sua track preferida de tocar atualmente”

E ao que tudo indica, este é apenas o começo de um futuro promissor para Victor Alc, já que sua dedicação e paixão pela música o tem impulsionado a criar novos horizontes. Com a label party Inner Soul e desenvolvendo sua própria gravadora, ele tem criado plataformas para compartilhar sua arte com a mundo, com total liberdade, além de ser um espaço para artistas emergentes; suas mentorias voltadas a música e marketing musical são uma oportunidade de transmitir conhecimento e experiência, além de se estabelecer como uma referência no mercado; enquanto com gigs e projetos internos em construção, ele está constantemente alimentando sua criatividade e seu impacto no cenário. Com tantas possibilidades e realizações a sua frente, estaremos ansiosamente acompanhando cada passo –  enquanto isso Desmancha é o play indicado para conhecer mais deste artista: 

Conecte-se com Victor Alc: Beatport | Instagram | SoundCloud | Spotify

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024