Skip to content
A música conecta

Who? XAXIM

Por Marllon Eduardo Gauche em Who? 11.11.2019

Foi no meio do festival Dekmantel de 2018, durante um set do DJ carioca Carrot Green, que Fabião Soares e Dudu Marote decidiram criar um novo projeto musical, XAXIM: orgânico, espirituoso, com beats fortes e groovados, raízes indígenas e um mix de afro-brasileiras interagindo com a tecnologia musical. 

Muito provavelmente o ambiente arbóreo, com ar fresco e pessoas acolhedoras tenha estimulado a criatividade da dupla, mas sem dúvidas a beleza natural do Brasil e sua flora também tiveram participação importante. Nas cabines, não vemos facilmente os rostos de Fabião e Dudu, mas sim duas grandes samambaias penduradas na frente dos DJs. Parte da cenografia? Também, mas a presença das plantas é muito mais “visceral” e enérgica, auxiliando os artistas na construção de um set orgânico e fluido.

Mas antes da natureza invadir os palcos e tomar conta de suas vidas, houve muita história repleta de cores, prazeres e sabores na vida de cada um. Dudu Marote já produziu músicas ao lado de grandes projetos brasileiros; são 63 faixas com mais de 1 milhão de plays no Spotify e, somando todas suas produções, chega-se a mais de 300 milhões de reproduções na plataforma. Na lista figuram alguns nomes mais conhecidos como Skank, EmicidaBaianaSystemIZA e Caetano Veloso, além de projetos como Tokyo Ska Paradise Orchestra, Sol Alac e outros. 

Dudu também já se envolveu bastante com a cena eletrônica, tendo comandado no passado os projetos Prztz e Jamanta Crew, colaborado com a DJ Paula Chalup e lançado por selos como Classic, Robsoul e Muzique Boutique, recebendo suportes de Derrick Carter, DJ Sneak, Mark Farina e Hernan Cattaneo

Foto por Gabriel Quintão

Fabião Soares é graduado em comunicação social e já dirigiu mais de 300 filmes publicitários, videoclipes, documentários e curta-metragens no Brasil e afora, também possui uma trajetória de sucesso com alguns personagens que você com certeza conhece. Lançou o novo show de Alok no Rock In Rio, dirigiu o conteúdo visual de projeção da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro no estádio do Maracanã e integrou ainda a equipe criativa do Blue Man Group, em Nova York. É DJ desde adolescente e sempre tocou principalmente em festas privadas; hoje é co-fundador do OKE Studio.

Créditos: OKE Studio

Agora, dedicados a criarem sua própria arte através das peculiaridades da vida, o XAXIM dará vida ao seu primeiro EP, Praii, assinado pela Sonido Trópico, marca que é parceira do projeto e apoia constantemente projetos que fogem de fórmulas tradicionais, revelando diferentes facetas do talento brasileiro. 

Neste lançamento, há a participação especial de Laylah Arruda, cantora desde os 12 anos, com uma identidade brasileira que passeia por sonoridades como Reggae, Soul e Funk. Em Pó de Guaraná, single divulgado para promover de forma prévia o EP que será lançado somente em Janeiro, uniu-se um mix audacioso de qualidades e contrastes, percussão e notas eletrônicas, resultando numa faixa que tem colocado a galera pra cima por onde quer que as samambaias do XAXIM passem. Ouça agora mesmo:

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024