No dia 23 de agosto, seis anos após sua estreia em solo nacional, Campinas receberá no Gate22 a segunda edição brasileira da Photon, festa conceitual idealizada por Ben Klock que vai muito além de ser apenas mais um evento de Techno. “Photon is about the experience of light, architecture and music”, resume Klock, residente do lendário Berghain e co-fundador do também lendário selo Klockworks. A declaração, aparentemente simples, traduz a essência de um projeto cuja ideia é transformar espaços industriais em instalações artísticas onde som, luz e arquitetura dialogam em perfeita sintonia.
Isso é algo muito importante, visto que nos últimos dez anos testemunhamos uma mudança radical na cena Techno mundial. O que antes era um movimento underground, com raízes em Detroit e Berlim, se tornou uma espécie de franquia, com DJs transformados em celebridades e festivais padronizados. Ou seja, enquanto grandes eventos apostam em lineups previsíveis e entregam lasers e CO2, Klock mantém-se fiel à proposta original do Techno que é a de criar espaços temporários de liberdade através da comunhão entre som, espaço e corpos.

A identidade sonora da Photon é deliberadamente contrária às tendências comerciais. O que a diferencia de outras festas é sua abordagem holística da experiência clubber. Não há espaço para esse Techno “mais pop” que hoje domina o streaming, nem ao business Techno que tomou conta dos grandes palcos e do Tiktok. O que se ouve é um som denso e hipnótico, uma estética que preserva os valores conectados à tradição de clubs como o Berghain. Essa postura é particularmente relevante hoje, quando até mesmo Berlim, epicentro histórico do gênero, vê seus espaços icônicos fecharem as portas ou se renderem às pressões do mercado, a exemplo do Watergate, que fechou no ano passado, e também o tradicional Renate, que existia desde 2007.
A estreia da festa no Printworks de Londres, em abril de 2017, estabeleceu o padrão elevado que seria a marca registrada da Photon. O espaço industrial, com seus corredores obscuros e estruturas imponentes, serviu como cenário perfeito para o elaborado sistema de projeções e lasers que interagia organicamente com a trilha sonora. Klock compreendeu que a verdadeira imersão exige uma orquestração precisa de múltiplos elementos.
A iluminação branca, que apenas varia de intensidade entre tons quentes e frios, é pensada para acompanhar a música, invadir o espaço e alterar a percepção do ambiente, intensificando assim a experiência. A produção original contou com o designer de luz do Berghain, Lars Murasch, e o artista visual Xavier Hirsch. O resultado é algo quase ritualístico, onde o público torna-se parte de um lugar em constante transformação. Desde então, o conceito expandiu-se globalmente, passando por locais icônicos como o Gashouder em Amsterdam, o Bassiani em Tbilisi, o Avant Gardner no Brooklyn e até o Estúdio de Cinema Dovzhenko em Kiev.
Já a primeira edição brasileira ocorreu em outubro de 2019, na ARCA, em São Paulo, e agora retorna no Gate22, uma escolha que não poderia ser mais acertada. Inaugurado em março de 2023 como alternativa aos clubs convencionais, o espaço possui uma arquitetura industrial com capacidade para até 4.500 pessoas e uma área total de mais de 10.000 m². Além disso, compartilha da mesma filosofia da Photon: priorizar a experiência sensorial que pode ser oferecida ao público.
Para o cenário brasileiro, historicamente mais conectado a vertentes mais acessíveis e menos densas do Techno, a Photon oferece uma oportunidade de imersão em uma estética sonora e visual mais próxima da tradição berlinense. No lineup, além do próprio Ben Klock, a noite terá Dax J, nome fundamental do Techno contemporâneo, e a italiana Adiel, residente do Goa Club em Roma e uma das vozes mais interessantes da nova geração. Completando o time, o b2b entre Eli Iwasa e Vermelho, dois dos DJs mais respeitados e consistentes do país representando a conexão com a cena local. A expectativa é de lotação máxima, como ocorreu na edição de 2019 em São Paulo. Os ingressos antecipados estão disponíveis pela Ticket360.