READING

Around The World | The Haçienda

Around The World | The Haçienda

O presente e, de alguma forma, tudo que vivemos no momento atual, é moldado com base no passado. É justamente por entender esse princípio que não poderíamos deixar de contemplar em nossa coluna de festas e clubes ao redor do mundo o mais lendário deles: The Haçienda, que é também apontado como um dos espaços mais importantes para a história da dance music mundial.

O Haçienda foi aberto em maio de 1982 na cidade de Manchester, na Inglaterra, e parte de seu sucesso foi garantido pelo nome por trás do projeto, Tony Wilson, que além de famoso empresário do ramo da música era também o head label da Factory Records, gravadora responsável pelo lançamento de grandes nomes do new wave para o mundo. Entre as bandas assinadas pela Factory Records estava o New Order, grupo de expressivo sucesso mundial que era sócio de Tony na propriedade do Haçienda.

A casa foi idealizada para ser um espaço de eventos guiados pelo new wave, principal estética sonora da época, e recebeu durante os primeiros anos de atividade seu palco uma Madonna em início de carreira, bandas como Durutti Column e A Certain Ratio, do catálogo do selo Factory, além de importantes apresentações do New Order. Porém, foi a partir de 1986 que o Haçienda encontrou seu verdadeiro propósito e tornou seu nome inesquecível.

Com o new wave perdendo força e a house music americana se alastrando com grande força para todos os cantos do mundo, o Haçienda começou a investir pesado nas noites de música eletrônica a partir daquele ano, mas sem deixar de lado sua identidade inglesa. Em resposta à house music que vinha do oeste, os britânicos criaram o acid house e foi no clube de Manchester que esse estilo ganhou as pistas para então ser catapultado para outros destinos ao redor do globo.

+++ Entrevistamos AJ Christou

As noites de acid do Haçienda se tornaram umas das mais cobiçadas da Inglaterra e colocaram Manchester no circuito eletrônico mundial, atingindo lotação máxima com filas em volta de todo o quarteirão. Pista quente, suor condensando no teto e um público que não parava de dançar do início ao fim da noite, envolvidos pelo som dos maiores DJs da época, assim era a atmosfera do clube até o dia do fechamento permanente de suas portas, em 28 de junho de 1997, em uma noite que recebia Dave Haslam e Elliot Eastwick.

Parece estranho que um clube de tanto sucesso tenha encerrado as atividades no auge de sua história, mas a verdade é que todo o renome alcançado pelo Haçienda não era revertido em dinheiro e o clube nunca chegou a dar lucro. Após a falência da Factory Records, em 1992, o clube se matinha prioritariamente da venda de discos do New Order, o que não foi suficiente para a continuação de seu legado.

Após seu fechamento, o Haçienda foi demolido e deu nome a um conjunto habitacional construído no local. A vida do clube ficou eternizada no filme 24 Hour Party People (A Festa Nunca Acaba), de 2002 e em partes de seus destroços que foram leiloados a colecionadores, apresentadas no documentário Do You Own The Dancefloor?, de 2015. Quem deseja ir mais a fundo na história do clube pode ainda fazer a leitura do livro The Haçienda: How Not To Run a Club, escrito pelo líder do New Order, Peter Hook.

Apesar de ter chegado ao fim, o Haçienda se mantém até hoje como uma das principais referências de festa do mundo eletrônico e sua estética também influencia diferentes nichos como o design e a moda. Em 2012, a pista principal do clube foi reconstruída para uma instalação que retratava o design britânico inovador ao longo das décadas e ficou em exibição durante um semestre no Museu Victoria & Albert em Londres.

A homenagem mais recente à memória do Haçienda veio na forma dos novos uniformes do Manchester City em parceria com a Puma, anunciados no início do mês de julho. Ações como essa tornam ainda mais evidente a importância que o clube teve para a cidade de Manchester, para toda a Inglaterra e, principalmente, para a história da cultura de pista. Em memória ao imponente The Haçienda.

A música conecta.


RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
SIGA-NOS