Special Series | Modeselektor

Os primeiros anos da década de 90 foram marcados por um intenso movimento na música eletrônica, que começava a se consolidar e se expandir de seus pólos de origem para diferentes destinos do mundo, enquanto novas vertentes sonoras eram criadas em paralelo. O momento era ainda mais especial para Berlim, cidade considerada o berço dessa indústria, por coroar o fim de sua divisão política, após a queda do muro em 1989. Em meio a esse caldeirão de novas possibilidades, Gernot BronsertSebastian Szary se uniam para formar o duo Modeselektor.

Ambos os artistas eram cidadãos da Berlim Oriental, porção socialista da cidade comandada pelo estado soviético, e viviam pela primeira vez a experiência da liberdade de acesso e escolhas em plena adolescência. A combinação de seu momento de descoberta pessoal somado ao período histórico da cidade, imersa em contexto que respirava techno, era tudo que a dupla precisava para soltar a criatividade e iniciar o que no futuro seria apontado como uma das carreiras mais expressivas de seu segmento.

Muitos DJs e produtores têm a capacidade de borrar as linhas que caracterizam seu estilo, permeando diferentes gêneros e criando uma sonoridade própria. Porém, o Modeselektor é um player que realmente sacudiu o mercado e aproveitou o momento de grande movimentação na indústria para lançar sua própria vertente musical, um techno de nuances densas, dançante, horas mais ácido, horas mais grooves, fechados e intensos. Quem já os viu na pista, entende bem esse estilo de condução com seu poderoso live act.

Todo o cuidado da dupla com suas produções não demorou a ser percebido pelo alto escalão da música eletrônica berlinense e em 2001 Ellen Allien os incluiu no roster de artistas da BPitch Control, uma das mais importantes labels de techno do mundo. Foi com assinatura da BPtich que eles lançaram seu primeiro álbum full length, Hello Mom!, em 2005 e a visibilidade conquistada a partir da parceria garantiu a meteórica expansão internacional do duo.

As parcerias de peso que o Modeselektor conquistou não se restringem apenas a selos, entre os quais estão também 50 Weapon e Get Physical. Nomes como Thom Yorke, líder do Radiohead, Sasha Pereira, Paul St Hilaire e muitos outros contemplam a lista de colaborações da dupla acumulada ao longo de seus mais de 20 anos de carreira. Em 2009, Bronsert e Szary se juntaram ao conterrâneo Apparat para formar o projeto Moderat, mesmo ano em que lançaram sua própria gravadora, a Monkeytown Records.

O ritmo de produção do duo é acelerado e em fevereiro deste ano eles lançaram mais um álbum, Who Else, com 8 faixas inéditas e parcerias de Flohio, Tommy Cash e OVS. Para os fãs brasileiros, a grande novidade é que desde o ano passado, os alemães também estreitaram seu laço com os países latino-americanos, a partir da sua representação pela agência brasileira Liminal, e devem aumentar sua presença em nosso país. Estamos ansiosos pelas próximas datas.

A música conecta.


RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
SIGA-NOS