A cena de música eletrônica de Santa Catarina é uma das mais tradicionais do país e por aqui, muito além de uma tradição de clubs e festas, é possível identificar rapidamente que House e Techno são estilos que realmente fazem parte da sociedade. Entretanto, sua capital, Florianópolis, tem uma realidade de cena que é complexa: se por um lado há boas iniciativas e uma cultura de pista forte, do outro, há um grande potencial inexplorado e dificuldades estruturais que vão desde a parte burocrática até a falta com consistência.
Uma das principais adversidades da região se encontra justamente nesta frente: consistência. Poucas são as alternativas regulares de iniciativas com boa curadoria na Ilha e um dos únicos lugares a investir em uma programação que leva em consideração a música em primeiro lugar é o Hangar T6, listening bar localizado na região central de Florianópolis, com uma carta de cervejas artesanais de primeira linha e drinks clássicos muito bem executados. O bar é comandado por Lelo Paungartner e tem uma agenda regular de terça a sexta. O espaço é pequeno e intimista, mas já recebeu nomes como Gene on Earth, The Ghost, Franck Roger, XDB, Zentaskai, Arturo Hernzama, Que Sakamoto, Lowris, além de uma escalação ampla de seletores nacionais.
O próximo grande evento do Hangar acontece dia 13 de Setembro e tem como convidada a experiente DJ alemã Vera. Vera Hendel é uma artista que leva o título de pesquisadora muito a sério e tem uma seleção profunda em vinil que a torna ainda mais especial. Atuante na cena desde os anos 90, ela testemunhou e participou de diferentes fases da nossa indústria criativa e agora em 2024, segue sendo uma profissional ativa e relevante. Sua presença na ilha deve ser celebrada e dançada. A carga de ingressos disponibilizada para a ocasião já está sold out, o que também é um sinal positivo do apetite que a comunidade local tem para ver de perto bons DJs.
Na sequência do ano o Hangar ainda terá pelo menos dois eventos de maior parte, além claro de sua programação semanal que é sempre cuidadosamente montada. No dia 27 de Setembro o bar recebe um evento especial da Sudd Records com Stekke e Ney Faustini. Em outubro, o aniversário de 6 anos terá um convidado especial que será anunciado nas próximas semanas. Em uma cena como a de Florianópolis, iniciativas como a do Hangar T6 possuem uma importância maior do que a estimada e a continuidade de suas ações impactam positivamente uma comunidade que tem potencial para evoluir muito nos próximos anos.
A música conecta.