Skip to content
A música conecta

Vale a pena manter o Ableton sempre atualizado na última versão?

Por Ágatha Prado em Curiosidades 14.03.2022

Produtores musicais e entusiastas dos Digital Audio Workstation, podem agora contar com uma nova atualização do Ableton Live, que já está disponível desde o mês passado. Embora seja a primeira atualização incremental desde o lançamento do Live 11, essa já apresenta algumas mudanças significativas no software que ampliam a desenvoltura prática do processo produtivo. Hoje vamos trazer algumas curiosidades sobre essa nova atualização, para você refletir se vale a pena manter o Ableton atualizado nessa última versão, Live 11.1.

Suporte nativo da Apple M1

A maior melhoria no Live 11.1 é o suporte nativo para computadores Apple M1. Embora esta parte da atualização não inclua novos recursos, aqueles que executam Macs M1 mais recentes estão relatando uma atualização significativa de desempenho.

Porém, nem todos os plugins funcionam nos Macs M1

A atualização para 11.1 é um pouco diferente do processo normal de atualização incremental. Em vez de obter a atualização automaticamente através do Live, você precisará atualizar para a versão 11.1 manualmente . Também vale a pena notar que quaisquer plug-ins não nativos, podem não ser atualizados para funcionar em Macs M1 ainda, portanto, verifique com cada desenvolvedor de plug-in individual antes de atualizar para continuar usando seus sintetizadores e efeitos favoritos!

Shifter

A atualização do Live 11.1 introduziu um novo dispositivo chamado Shifter, que substitui o conhecido Frequency Shifter das versões anteriores. O dispositivo nativo é um efeito de áudio multiuso para mudança de tom, mudança de frequência e ring modulation em tempo real. O mais interessante é que o Shifter permite que modulações e alterações de tonalidade e frequência aconteçam também em efeito cascata com o parâmetro Delay, e em formato LFO.

Alterações no Clip View

O Clip View também tem algumas mudanças, agora, todas as propriedades do clipe são exibidas por padrão em guias recolhíveis verticais. Se você tiver a configuração de menu Exibir > Organizar painéis de exibição de clipe automaticamente habilitada, as propriedades do clipe alternarão entre a disposição vertical e horizontal quando você redimensionar a janela

Novidades no Max For Live

Duas novas ferramentas do Max for Live estão disponíveis para o Live 11.1, que são o Align Delay e MIDI Shaper. O primeiro é um delay que permite seja definido a partir de amostras, milissegundos, espaço físico ou mensagens de comando. Já o Midi Shaper formata os sinais MIDI recebidos através de um gerador de envelope.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025