Skip to content
A música conecta

Iconic | Bob Sinclar – Save Our Soul [Yellow Productions]

Por Caio Stanccione em Iconic 06.08.2020

Quinta-feira finalmente chegou e com ela veio mais um pedaço de história da música eletrônica. Hoje, o Iconic traz um dos principais disseminadores da House Music nos anos 2000 na Europa. Ele é considerado o embaixador do movimento French Touch e ficou responsável por remixar artistas como James Brown, Jamiroquai e Moby. O nome dele é Christophe Le Friant, mas eu tenho certeza que você o conhece pelo nome de Bob Sinclar. 

Bob começou sua jornada musical nos anos 80, através do alias Chris the French Kiss, que tinha foco em desenvolver músicas que passeavam entre o Jazz e o Hip Hop, além de também fazer parte do quarteto de Fusion Jazz chamado Reminiscence Quartet. Durante os anos 90, Mr. Sinclair criou um projeto paralelo chamado The Mighty Bop, que foi o laboratório de suas primeiras experiências do que viria ser sua marca registrada, colagens com samples de jazz e soul.

O DJ francês faz parte da seleta lista de artistas que conseguem trabalhar os dois lados da moeda que a música eletrônica possui, emplacando uma infinidade de músicas nos Tops de toda Europa e EUA. O Iconic de hoje fala sobre um desses hits que é queridinho por qualquer DJ de House Music: Save Our Soul. A primeira aparição de Save Our Soul foi no ano 2000, faixa C2 do segundo álbum de estúdio de Bob, chamado Champs Elysées. Uma curiosidade sobre este álbum: existem 37 versões oficiais segundo o database do Discogs. Dependendo do país em que era lançado, o álbum tinha alterações como capa, prensagem e tracklists diferentes. Na Espanha, ao invés de ser um disco triplo como a versão francesa, ele foi lançado como disco duplo e em alguns casos, como nos Estados Unidos, o tracklist do álbum foi alterado, contendo remixes de Harry ‘Choo Choo’ Romero e Erick Morillo, além de uma música exclusiva, Zolou, que não fez parte dos tracklists europeus.

Save Our Soul ou S.O.S – como ficou conhecida entre os DJs – foi um hit instantâneo, o elemento principal é um recorte de sample certeiro vindo de Devotion do grupo Earth Wind and Fire, que cria um riff hipnotizante e bem característico do que é o French Touch. A bateria é a cara do momento que a House Music vivia nos anos 2000, bumbo super comprimido, pratos bem abertos e presentes que acompanham uma linha de baixo que é quase um presságio do que se tornaria o Tech-House nos anos que viriam, cadenciado e com foco exclusivo no sub grave.

Em 2001, um single de Save Our Soul foi lançado, contendo a música em sua versão original e um Edit de Brian Tappert, que foi responsável por colocar Save Our Soul no case dos DJs devido ao arranjo ser mais DJ Friendly que a versão original. No ano seguinte, Save Our Soul recebeu novas versões, dessa vez pelos americanos Spen e Karizma, e também pelo trio inglês Kidstuff formado por Kevin Brooks, Mark Wilkinson, Paul Jackson. A década de 2000 foi mágica para a House Music e Save Our Soul é uma das responsáveis por isso.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025