Skip to content
A música conecta

Iconic | Bicep – Glue [Ninja Tune]

Por Isabela Junqueira em Iconic 07.03.2024

Com uma atmosfera simplesmente envolvente, delicada e emotiva, Glue, do Bicep, encantou desde o grande público aos críticos mais renomados da indústria musical. Considerada uma obra-prima que encapsula a essência da música eletrônica moderna, a faixa foi um dos singles que antecipou o lançamento do primeiro álbum do duo em 2017 e recebeu aclamação instantânea por extrapolar as limitações dos gêneros e incorporar elementos de diversos estilos de forma coesa e inovadora. O segundo single do álbum preparou muito bem o terreno para a chegada do compilado de homônimo, que marcou um dos pontos mais altos na trajetória do projeto. 

Glue foi produzida para servir como uma espécie de homenagem à era das raves no Reino Unido durante os anos 90 e de fato, honra ao que se propõe. É facilmente reconhecível a influência dos sons da época e inclusive esse toque especial que é bastante característico da música eletrônica de Belfast, cidade na qual Andrew Ferguson e Matthew McBriar (o Bicep) nasceram, foram criados e se conheceram e que também é o berço de tantos outros projetos especiais e relevantes, como o Orbital. Sua combinação de sonoridades cativantes, a produção impecável e a atmosfera envolvente a tornam uma faixa verdadeiramente icônica, cujo impacto continua a ressoar na cena musical até os dias atuais.

Para concluir a homenagem, a faixa ganhou um videoclipe dirigido por Joe Wilson que mostra uma série de paisagens atuais de locais que antes eram trazidos à vida pelas raves, acompanhadas por diversas mensagens e contextualizações daquela época. O lançamento se deu em um momento em que o Bicep já demonstrava sua abundância criativa e havia conquistado reconhecimento tanto por suas produções e remixes anteriores, quanto pelo trabalho consistente no DJing. Glue também se destacou pela sua autenticidade e profundidade emocional, mas o sucesso subsequente ao lançamento é mérito do Bicep, que soube aproveitar esse momento, canalizando essa energia criativa fresca para criar uma obra que ressoou entre os mais diversos públicos. 

Enquanto single, Glue foi o segundo lançamento da dupla pela renomada gravadora Ninja Tune e essa parceria foi fundamental para o Bicep por lhes proporcionar não só uma plataforma sólida e propícia para expressar sua criatividade, como o lugar ideal para expandir sua sonoridade criativamente e também seu público. Sete anos depois e essa parceria segue à todo vapor, tendo seu último desdobramento com o recém lançado CHROMA 001, que também marca o novo selo do Bicep, CHROMA, mas que ainda obtém suporte da Ninja Tune.

No contexto da música eletrônica em 2017, Glue inseriu de vez o Bicep como um farol de originalidade e frescor em meio a uma cena saturada por tendências passageiras e o seu lançamento teve um impacto imediato, duradouro e elevou ainda mais o status do projeto na cena, já que impulsionou sua popularidade para além dos círculos habituais do gênero. Uma parte significativa desse sucesso pode ser atribuída à sua viralização nas redes sociais, especialmente no Instagram e TikTok, onde vídeos curtos embalados pelo groove hipnótico da faixa se tornaram virais, contribuindo significativamente para a disseminação da faixa e o aumento do interesse pelo trabalho do Bicep.

O Bicep, formado pelos talentosos produtores irlandeses Andy Ferguson e Matt McBriar, emergiu na cena eletrônica com uma abordagem distintamente analógica e uma paixão compartilhada pela música eletrônica. Sua jornada começou humildemente em Belfast, onde começaram a se interessar por música e a explorar a produção musical juntos. A profunda conexão entre Ferguson e McBriar se reflete em suas músicas, que combinam uma variedade de influências, desde o house clássico até o techno mais progressivo em uma fusão de estilos que resultou em um som característico e emocionante. Com o passar dos anos, o Bicep solidificou sua reputação como um dos principais atos da cena eletrônica contemporânea, conquistando uma base de fãs fiel e o respeito da indústria.

O lançamento de Glue em 2017 marcou não só um ponto crucial na carreira do Bicep, elevando-os para um novo patamar de reconhecimento e sucesso, mas também personificou a visão artística e a maestria técnica que tornaram o Bicep um nome reverenciado para muito além do nicho da música eletrônica.

O projeto segue em um momento profissional de grande ascensão e consolidando sua reputação como produtores talentosos e DJs aclamados. Inclusive, dia 04 de abril, eles passam por São Paulo com a tour CHROMA em data única no segundo dia de Time Warp — os ingressos estão disponíveis na Ingresse, então fica a dica.

Conecte-se com o Bicep: Discogs | Instagram | Site | SoundCloud | Spotify

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024