Skip to content
A música conecta

Iconic | Moodymann – I Can’t Kick This Feeling When It Hits [KDJ]

Por Ágatha Prado em Iconic 10.11.2022

Estamos de volta ao nosso TBT semanal, e dessa vez a homenagem vai para um dos maiores hinos da história do Deep House. Atemporal em sua essência, I Can’t Kick This Feeling When It Hits é do tipo de faixa que refresca a memória nos transportando à essência dos grooves em seu mais puro estado da arte, e confirmando também a máxima de que a Dance Music não seria a mesma, sem a fantástica obra de Moodymann – parafraseando nosso CEO, Alan Medeiros.

Uma adrenalina que vai se descarregando aos poucos, ao longo de 8 minutos de um arranjo constante, percussivo, progressivo e suavemente dançante. O calor do bassline e dos cuts de um clássico da Disco Music – I Want Your Love do CHIC -, faz de I Can’t Kick This Feeling When It Hits uma alquimia de emoções que se transformam com a sinuosidade de cada momento da faixa. A masterpiece é a prova de que com poucos elementos se faz muito.

Parte do vocal de I Want Your Love, serviu de base para a construção de I Can’t Kick This Feeling When It Hits

Fruto da genialidade de Kenny Dixon Jr, também conhecido pelo pseudônimo magistral de Moodymann, a faixa foi lançada em 1996 e foi um divisor de águas na carreira do artista de Detroit. Até então, Kenny já havia experimentado a mistura entre os acordes do Deep House com o calor da Disco Music em boa parte de seus lançamentos anteriores em seu próprio imprint, o KDJ. Sempre imprimindo um olhar pessoal e particular à obra, o próprio artista dizia: “eu não faço música para as massas dançarem…faço música para a pequena maioria que ouve”. Foi com essa particularidade que a força da sua identidade projetou a potência do House de Detroit, consolidando uma estética mais complexa, sem aquela pressão pela euforia, porém, evidenciando o estado de contemplação.

E I Can’t Kick This Feeling When It Hits vem exatamente sobre esses moldes. Não é do tipo de faixa explosiva para as pistas, mas uma reunião cadente de samples dançantes que se conversam e se revezam formando um jogo flúido e equilibrado de momentos. Como a maioria dos trabalhos iniciais de Dixon, a faixa vem com uma construção simples, baseada nos samples e um mínimo de elementos adicionais. Começando com um synth misterioso que segue modulado por toda a faixa, o charme está justamente na flutuação de intensidade dos elementos, que vão e vem ao longo de todo o arranjo.

A primeira versão de I Can’t Kick This Feeling When It Hits vem junto com Music People, em 1996, e reaparece no ano seguinte, brilhando no primeiro álbum do artista Silentintroduction, lançado pela Planet E, além de diversas outras versões editadas pelo próprio artista. Não é do tipo de faixa que emplacou o topo dos charts, mas certamente é o hino que permanece arrebatador em qualquer dancefloor que traz a House Music em sua essência.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024