Skip to content
A música conecta

Mergulhando em Brain Flush, novo lançamento de HNQO pelo seu selo Soulcuts

Por Isabela Junqueira em Mergulhando 10.06.2024

Curitibano de nascença e criação, a capital paranaense foi fundamental nos primeiros contatos de HNQO com a cultura do hip hop. Desperto para a música, ele rapidamente assumiu suas habilidades enquanto DJ e produtor influenciado por ritmos contemporâneos, somando desde groove e melodias suaves ao jazz e outros gêneros para criar sua própria estética que se concentra no house, disco e techno, mas que ano após ano, se expande cada vez mais tal qual a presença artística de Henrique Oliveira. Em quase 20 anos de carreira, ele já soma apresentações em mais de 30 países, além de ter protagonizado uma edição do Boiler Room em sua base e a impressionante lista de festivais: Time Warp, DGTL, Rock in Rio, Apenkooi, Tribaltech, WDF, entre outros. Seu catálogo musical é tão expressivo quanto seus outros feitos, com faixas em gravadoras renomadas como Defected, Hot Traxx, Off Recordings e D.O.C, selo de Gui Boratto, que lançou seu primeiro álbum em formato físico.

+++ Troally com HNQO

HNQO é uma espécie de instituição da música eletrônica brasileira e o frescor da sua sonoridade que segue cada vez mais ousada e distintiva é o termômetro exato disso. O produtor se mantém criativo, experimentando e criando, e em seu mais recente lançamento pelo seu imprint, a Soulcuts Records, ele conclui mais uma ramificação frutífera de uma carreira muito bem enraizada. Após protagonizar uma Troally, à coluna Mergulhando, Henrique detalha cinco importantes aspectos de Brain Flush, seu EP fresquinho composto por duas faixas, confira:

⁠A ideia

Eu produzi a faixa título há quatro anos, ela ficou no arquivo até recentemente pois ainda não tinha um par que eu considerasse ideal. Claro que poderia ter colocado no mundo em formato single, mas preferi esperar.

Para ambas as faixas desse EP, o foco inicial foi a bateria 808 com esse aspecto quebrado e bastante drive pra texturizar.

A composição melódica de Brain Flush veio primeiro e o que eu tinha em mente era algo arpegiado, que desse um aspecto moderno para o arranjo. Acho que esse estilo de som tem um potencial de se manter fresco por mais tempo. Closer veio depois e para mim é mais whatever, sem muito o que adicionar, porém, um bass fodão.

A escolha da gravadora

Tenho mantido uma agenda de lançamentos pela Soulcuts e a pluralidade que buscamos aqui me faz enxergar o selo como o ambiente ideal para sustentarmos a ideia, de forma natural, lançando vários tipos de sons.

A grande influência

Foi um momento onde consumi mais músicas com beats quebrados. As faixas mostram uma mistura de influências vindas de Detroit e do UK. Alguns artistas que eu estava ouvindo bastante eram, Andrés, Lone, Leo Pol, Skepta…

⁠O significado

Eu produzo bastante música e não tenho uma estratégia para cada uma, mas, sempre há um significado. Esse lançamento me deixa satisfeito, principalmente pelo fato de eu estar ouvindo há muito tempo e ainda não ter enjoado. Acho que isso é positivo.

A pista dos sonhos

Qualquer baile que seja pesadão.

Brain Flush está disponível no Bandcamp, Beatport, Spotify e demais plataformas.

Conecte-se com HNQO: Bandcamp | Beatport | Instagram | SoundCloud | Spotify

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024