Skip to content
A música conecta

Daft Punk lança versão sem percussão do álbum Random Access Memories

Por Isabela Junqueira em Notícias 21.11.2023

Uma das duplas mais experientes da música eletrônica moderna, o Daft Punk, lançou na última sexta-feira, dia 17 de novembro, uma versão sem percussão do icônico álbum Random Access Memories. O Random Access Memories (Drumless Edition) é parte da comemoração dos 10 anos do último álbum da dupla e apresenta todas as faixas do álbum sem qualquer tipo de instrumentação percussiva. 

Lançado em maio de 2013, o Random Access Memories é o quarto álbum do Daft Punk e foi considerado o terceiro melhor álbum dos franceses, apresentando músicas icônicas como Get Lucky, Instant Crush, Lose Yourself To Dance, Giorgio by Moroder, entre outras nove produções celebradíssimas. 

O lançamento da nova versão chega após o 10th Anniversary Edition lançado em maio deste ano, mas dividiu opiniões dos fãs. Sem grandes contextualizações, logo começaram a surgir especulações sobre as possíveis justificativas para a versão sem as percussões. Enquanto alguns afirmam que o RAM (Drumless Edition) é dedicado aos DJs e produtores (que poderiam remixar), outros apostam na possibilidade de uma brincadeira sarcástica sobre a importância da bateria para a música eletrônica. Enquanto o álbum original recebeu 8.8 do Pitch Fork, a nova versão ficou com singelos 5.4, que classificou o nova versão do álbum como “amplamente supérfluo”.

+++ Por que o Daft Punk acabou?

Independentemente de opiniões positivas ou negativas, o álbum apresenta uma oportunidade de apreciar a partir de outro ângulo uma das obras mais celebradas do duo francês. É triste, porém importante relembrar que o Daft Punk encerrou as atividades em 2021 deixando um gostinho de “quero mais” — o que faz das novidades algo sempre bem-vindo. 

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024