Para os produtores musicais a palavra Logic é tão lógica quando esse sistema. Para amadores, pontos de interrogação. Logic é um Digital Audio Workstation (DAW), um software que permite gravar, editar e tocar áudio digital e analogico, como um estúdio. Basicamente é o programa utilizado pelos produtores para criarem suas faixas.
Esse sistema foi incorporado pela gigantesca Apple há muitos anos e a empresa anunciou na terça (12) uma nova atualização que muito tem agradado quem já testou a novidade.
Trata-se da versão 10.5 do Logic Pro X trazendo a inserção de novos plug-ins que redesenham o fluxo de trabalho de samples e novas ferramentas para a criação de batidas, com recursos criativos poderosos para todos os músicos, especialmente para os que trabalham com música eletrônica. São eles: Live Loops, Remix FX, Sampler e Quick Sampler e ferramentas de Beat Creations através do Step Sequencer, Drum Synth e o Drum Machine Designer.
O Live Loops possibilita a criação de músicas com maior liberdade, capacitando a organização de samples e gravações em uma nova grade, de maneira que o produtor pode executar e capturar diferentes ideias na linha do tempo da produção. Este recurso é aprimorado com o Remix FX, que traz diversos efeitos que podem ser executados em tempo real.

O Sampler, por sua vez, chega com um novo e moderno design, permitindo mais controle de modelagem de som e a criação e edição de instrumentos. O novo fluxo de trabalho se destaca pela automatização de tarefas complexas dentro da produção. Enquanto isso, o Quick Sampler realiza basicamente a mesma função do Sampler, porém de maneira mais prática, possibilitando a importação e manipulação de um sample em poucos cliques.
Já o Beat Creation é uma coleção de novos plug-ins para maior fluidez na criação de batidas. Através do Step Sequencer, Drum Synth e Drum Machine Designer, o artista tem uma ampla biblioteca de sons de percussão, timbres, kick drums entre outros, é capaz de editar e programar batidas de bateria, linhas de grave e partes melódicas e ainda a construção de drum kits no programa, facilitando a edição e modelagem de um som individual.
O programa facilita especialmente quem gosta de utilizá-lo para as apresentações no formato live. Vale dizer que estes recursos já são disponíveis no software do Abelton Live, outro programa muito utilizado por artistas. A questão é que, considerando que o Logic é programado pela Apple, ele se torna muito mais atraente aos produtores, já que a maioria esmagadora utiliza o sistema da empresa para a criação musical.
O Logic Pro X 10.5 já está disponível. Para os que já utilizam o programa, basta realizar a atualização gratuita. Aos novos clientes, tem-se o custo de US $ 199,99 (EUA). Porém, caso haja interesse em conhecer melhor o Logic antes de se aventurar na nova versão, a Apple disponibiliza uma avaliação gratuita do Logic Pro X. Se você se interessou e quer mais informações, basta acessar a página apple.com/logic-pro.
A música conecta.