Estamos acompanhando de perto o trabalho do DJ e produtor brasileiro Fred Lenix desde 2019, quando ele lançou seu EP Out Of Rail pela Ellum, gravadora comandada por ninguém menos que Maceo Plex. Então, no ano passado, contamos um pouco mais da história do artista na coluna Who? e abrimos espaço para um set autoral pela Troally, que você pode relembrar logo abaixo:
De lá pra cá, Lenix alcançou mais alguns feitos importantes com seu trabalho de estúdio, como o carimbo da ELEVATE, gravadora de Pig&Dan, e seu EP Quantum Mechanics pela RX Recordings, onde recebeu remixes de Radioslave, Olivier Giacomotto e do headlabel Procombo. Agora ele ganha espaço mais uma vez na label de Plex integrando o VA Ellum Sampler Volume 1 ao lado de outros sete artistas, que exploram camadas melódicas e futuristas bem singulares dentro do Techno, com aquele característica única dos releases do selo.
O VA foi lançado oficialmente no último dia 05, sexta, mas a faixa recebeu um early support de Maceo Plex e Solomun em Tulum no início do ano passado, quando as pistas de dança ainda eram uma realidade. A faixa também recebeu apoio de outros artistas da Ellum: Gardens Of God, Madben e Shall Ocin.
Você pode conferir a faixa logo abaixo enquanto descobre mais detalhes de como Fred Lenix construiu e entregou Slave Machine:
Fred Lenix
Como minha carreira começou com meu lançamento no Ellum, eu me sinto profundamente conectado com suas raízes e som. Até porque Maetrik / Mariel Ito foi uma das grandes influências enquanto eu crescia. O fato de que ele acreditou e lançou meu som naquela época é uma grande conquista para mim. Estou muito feliz por poder lançar novamente no Ellum Audio de Maceo Plex.
Slave Machine foi uma daquelas faixas que eu podia sentir a inspiração no ar constantemente enquanto a produzia. Comecei com uma linha de baixo Indie Dance simples para vibrar com ela. No momento em que estava fazendo a faixa, tive a ideia de que éramos escravos de nossas máquinas, como celulares, computadores, internet etc … Nós, humanos, criamos essas máquinas como uma ferramenta para facilitar nossas vidas. Mas, na maioria das vezes, deixamos as máquinas estarem no controle. Vindo dessa ideia, eu sabia que queria escrever algo relacionado a isso e que queria fazer um vocal como minha faixa Just A Machine.
Quatro sons na faixa passam por um vocoder com um sinal de sintetizador que eu projetei, minha voz passa do mesmo sinal também. (Os vocais, a linha de baixo, a facada vocal e alguns sons fx.) Isso me deu um ambiente metálico que eu precisa e cola lindamente os sons onde todos parecem semelhantes, mas tem um ligeiro contraste entre eles. Tendo tudo isso, basicamente tive que criar um drop onde pudesse levar o público a um estado de espírito muito mais elevado. É por isso que eu vim com o sintetizador com pitch modulado
Ao modulá-lo para um tom mais alto e mais baixo, às vezes ele cede e libera tensão. Não demorei muito para mixar toda a faixa, porque eu sabia o que queria com ela. Levei um dia para terminar todas, na minha opinião algumas das faixas feitas mais rápido são as que funcionam melhor. Pelo menos foi assim que me senti quando a inspiração parecia interminável e vibrante para Slave Machine.
A música conecta.