Skip to content
A música conecta

From House To Disco e a constante busca do equilíbrio no amor e na música

Por Isabela Junqueira em Trend 01.11.2023

From House To Disco é uma alcunha artística que expressa muito bem a direção e a versatilidade musical de Bruna Ferreira e Lívia Lanzoni. Cada vez menos óbvio, o FHTD transita habilmente entre os gêneros que compõem seu nome: nu disco, italo disco, acid house e deep house. Aqueles que têm os ouvidos atentos identificam prontamente os elementos e timbres presentes na abordagem do duo, pois refletem as características distintivas de Lívia e Bruna, independentemente da vertente em que estão imersas.

A compreensão da dinâmica da pista de dança sob duas perspectivas, a atmosfera expansiva e diversificada proporcionada chama a atenção de diversos selos, clubs, festas e eventos importantes no Brasil. CAOS, D-EDGE, Festival Gop Tun, Festa RARA, Heavy Love, Glitterbox, Piknic Electronik e Selvagem são só alguns dos exemplos; enquanto suas faixas estão na prateleira de selos como COCADA MUSIC (sub-selo da Get Physical), Levels Rec, Massa Records e Diversall Music, sendo a última a responsável pelo lançamento de Algo-Rhythm, o EP mais recente da dupla.

Ativas na cena há mais de uma década, Bruna e Lívia dividem não só a vida profissional, mas também a vida pessoal. Há oito anos como um casal, elas se abriram a compartilhar conosco mais detalhes sobre a constante busca pelo equilíbrio no amor e na música. “Embora o From House to Disco seja um duo, respeitamos demais a individualidade de cada uma. Isso transparece na pesquisa, nos DJ sets e principalmente na produção. Nunca sentamos para criar juntas, por exemplo. A criatividade exige um tempo diferente para cada pessoa. Enquanto uma começa um projeto, selecionando os instrumentos, criando notas, harmonia, a outra ouve, opina e parte para a narrativa, construção e efeitos. Tentamos não viciar esse processo em algo como ‘você faz isso e eu aquilo’, mas o contrário: em algumas tracks a Lívia começa e a Bruna termina, em outras o processo é o oposto”, narra o casal. 

https://www.youtube.com/watch?v=jDfU3u5a5Sk

Elas também garantem que além de respeitar o espaço de cada uma, essa dinâmica de produção também conserva o elemento surpresa ao criar. “O ouvido não viciado faz milagres, por isso faz sentido separar o processo. Às vezes, um som que já está cansativo no ouvido de uma, se transforma em algo incrível no da outra e assim por diante. Só nos juntamos para as ‘jam sessions’ (session view do ableton), quando estamos travadas e queremos deixar rolar uma live para entendermos como a construção pode funcionar”, complementam sobre o processo criativo.

As influências e particularidades de Bruna e Lívia, assim como as características que as tornam diferentes uma da outra são fundamentais para que a metodologia funcione. “​​É fácil deixar de existir a Lívia e a Bruna para existir o From House to Disco: o jeito do From House to Disco, a sonoridade do From House to Disco, a opinião do From House to Disco, etc. Então, cuidamos muito para que cada uma consiga se expressar completamente dentro do projeto, principalmente no que diz respeito ao criativo. E com isso, vamos encontrando um jeito de nos encaixarmos. Essa é a música que dançamos. Esse é o nosso equilíbrio”, reforçam com uma lição que serve para ser aplicada tanto ao trabalho em conjunto, quanto dentro de qualquer relacionamento.

Algo-Rhythm está disponível no Beatport, Spotify e demais plataformas.

Conecte-se com From House to Disco: Instagram | SoundCloud | Spotify

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025