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Guia básico de envio de demos para gravadoras, por Time To Dance Records

Por Louise Lamin em Trend 12.09.2023

Um dos processos mais comuns na vida de qualquer produtor musical é, certamente, o envio de demos para gravadoras. Não importa se você está começando ou se já é um nome consolidado, esse passo é um dos mais comuns e mais intimidantes do universo musical; afinal, apesar da dedicação, suor, sangue e talento que você possua, é impossível prever qual será o feedback da label e as variáveis dessa resposta incluem dezenas de possibilidades – o que torna tudo ainda mais difícil e complexo. Mas, apesar de tudo isso, é esta ação que possibilita muitos caminhos abertos e pode transformar a vida de um artista. 

Dito isso, se atentar aos detalhes neste envio é imprescindível para se destacar. Atualmente, nunca foi tão fácil enviar demos para gravadoras – sejam elas, pequenas ou gigantes do mercado – com tantas informações por aí, conseguir o contato e seguir simples regras já é meio caminho andado e o resto fica por conta do seu talento e qualidade de produção. Ainda sim, sabemos que este processo tão importante, cotidiano e, às vezes, complexo, pode gerar muita confusão e é um caminho que ninguém te ensina, sendo a base de inúmeras tentativas e vários erros. Por isso, para desmistificar esse processo, convidamos a Time To Dance Records para colaborar com a gente em um guia básico, mas muito útil sobre o envio de demos. 

Fundada pelos artistas Doctor JackBrandão, a gravadora iniciou suas atividades no mercado musical há pouco mais de um ano, com o objetivo de levar alegria e descontração para os fãs da Dance Music. Apesar de uma trajetória recente, seus idealizadores possuem um conhecimento amplo da área e experiências não faltam neste time, que chegaram para somar ao mundo da música. 

Abaixo, selecionamos alguns dicas e boas práticas a serem levadas em consideração:

Pesquise sobre o selo, seu estilo e regras 

O primeiro passo a ser destacado não poderia ser outro. Não é incomum vermos artistas enviando dezenas de e-mails (até o mesmo, com diferentes destinatários) para várias gravadoras, sem se preocupar com a particularidade de cada uma delas e se elas se encaixam no seu perfil. Por isso, uma das estampas essências é identificar os selos que você se interessa e fazer uma pesquisa minuciosa sobre eles, se atentando aos seguintes tópicos: método que a gravadora prefere os envios, se é por e-mails ou outros meios de comunicação; estilos abordados pela curadoria; forma de trabalho e conceitos como filosofia e estética, alinhadas ao seu trabalho. 

“Com certeza é muito importante que os artistas saibam o que e para quem enviar as músicas para obter sucesso e assinar com a gravadora. Não basta enviar qualquer som. Se você tem muito interesse em certa gravadora o melhor é enviar o conteúdo certo, para não queimar as fichas e deixar seu e-mail passar em branco.

A Time to Dance Records, por exemplo, busca sempre um som groovado, com melodias impactantes, voltados para uma linha House/Tech House. E se você ganhar um “não”, é porque provavelmente  não está maduro o suficiente para entrar na label.  Mas não se deve desistir, devemos nos adaptar e evoluir, sempre!”

Organize os arquivos que vão ser enviados

Após conhecer melhor a gravadora, você já tem uma base mais consistente se aquela demo que estava em mente se alinha ao trabalho do selo. Então, é hora de organizar bem os arquivos, se certificando que estão nomeados adequadamente, incluindo o título das faixas e o nome dos artistas. 

Elabore uma boa mensagem, objetiva, mas completa. 

Não envie longos e-mails! A sua mensagem inicial tem que ser objetiva, afinal, você quer chamar a atenção da equipe, que normalmente se trata de pessoas ocupadas e que exercem diferentes funções, ou seja, há pouco tempo e muita demanda. Por isso, seja claro, completo, mas mantenha a mensagem breve, sendo o ideal de 30 segundos a um minuto para ser lido. 

Outro detalhe importante é estar atento à ortografia e gramática, pois te ajudam a causar uma boa impressão, além de passar seriedade e profissionalismo. Se estiver enviando para labels internacionais e não souber falar o idioma, uma dica é mencionar a barreira linguística, explicando que poderá ter erros de comunicação. 

“O primeiro passo é mostrar quem você é, onde você mora e o motivo de estar mandando a demo. É importante impressionar nesse momento pois o play depende da curiosidade de quem está lendo o e-mail. O segundo passo é estudar a gravadora e o som que os artistas que comandam a gravadora estão tocando, provavelmente  é o som que eles buscam. Terceiro passo é organizar as músicas no soundcloud de maneira a estimular o play nas próximas músicas caso você mande mais que uma. Uma dica é: coloque a melhor música como primeira opção a ser ouvida. O quarto passo é tentar enviar material de vídeo ou de suportes da sua música e a reação do público (isso aqui é o pacote de ouro para ganhar um SIM)”.  

Se apresente e mostre seu diferencial 

É importante defender sua posição como artista, explicando qual é o seu diferencial e o que você pode agregar ao catálogo da label. Mas cuidado ao fazer isso! Tente basear a comunicação em você, seus pontos fortes, as habilidades que você possui, como você construiu sua identidade e histórias que você tem a contar. Por exemplo, se você for falar de uma faixa em específico, conte o background que ela envolve, os sentimentos e momentos que ela representa e como você transmite isso através dos sons. 

Construa uma relação com a label

Além do momento de envio, outras ações podem agregar ao processo e construir uma relação com a gravadora é uma delas. Aqui é sobre ver e ser visto, marque presença e demonstre interesse no trabalho que eles vêm desenvolvendo. Como? Engaje com o selo, curta e interaja com os posts, frequente eventos e esteja em contato com a equipe, essa atitudes te aproximam naturalmente e os A&R costumam apresentar uma boa vontade maior com os artistas que já conhecem 

“Criar uma relação com a label é muito importante. Quem não é visto, não é lembrado, então isso funciona e sempre funcionará. Mostrar seu interesse na marca demonstra sua real intenção e admiração com a gravadora”. 

O poder do networking

Networking é um dos principais pilares para se crescer na indústria fonográfica e aqui desenvolver relações com outros artistas também é válido e pode te ajudar – e muito! Esteja em contato com os movimentos da cena, faça amigos, troque ideias, colabore e crie uma relação genuína de apoio e suporte. E, no caso de demos, se você tem um amigo ou colega que já colaborou com o selo que você se interessa, fale com ele e peça uma indicação ou que te apresente para o gerente. 

Não desista 

Importante pontuar que a resposta, às vezes, pode ser mais demorada do que gostaríamos. Antes de pedir um feedback ou cobrar o selo, espere, pelo menos, duas semanas, afinal, alguns processos podem demorar e esse tempo é o mínimo para te apresentar um retorno. Enviar diversos e-mails cobrando uma resposta, pode soar exigente e pouco profissional, por isso, gerencie as emoções, pense positivo e aguarde. A resposta foi negativa? Não desanime, pode ser que outros labels combinem mais com o seu trabalho, por isso, absorva as críticas construtivas e continue os processos. Sempre visando o aprimoramento e crescimento das suas produções e quem sabe, futuramente você não trabalhe com o selo em outro projeto?!

“Isso depende muito do nível de produção em que você se encontra. Um não,  não é um não eterno, é uma crítica e um aviso de que você precisa evoluir. Se você evoluir, as portas se abrirão além da gravadora que você está enviando a demo. Um exemplo foi o artista Bacco, que enviou as primeiras demos e não se encaixou na proposta. Logo, em um curto período de tempo, o artista enviou outras demos e após o lançamento alcançou o top2 releases do Beatport no gênero Minimal House”. 

Conecte-se com a Time To Dance Records: Beatport | Instagram | SoundCloud 

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