Um dos processos mais comuns na vida de qualquer produtor musical é, certamente, o envio de demos para gravadoras. Não importa se você está começando ou se já é um nome consolidado, esse passo é um dos mais comuns e mais intimidantes do universo musical; afinal, apesar da dedicação, suor, sangue e talento que você possua, é impossível prever qual será o feedback da label e as variáveis dessa resposta incluem dezenas de possibilidades – o que torna tudo ainda mais difícil e complexo. Mas, apesar de tudo isso, é esta ação que possibilita muitos caminhos abertos e pode transformar a vida de um artista.
Dito isso, se atentar aos detalhes neste envio é imprescindível para se destacar. Atualmente, nunca foi tão fácil enviar demos para gravadoras – sejam elas, pequenas ou gigantes do mercado – com tantas informações por aí, conseguir o contato e seguir simples regras já é meio caminho andado e o resto fica por conta do seu talento e qualidade de produção. Ainda sim, sabemos que este processo tão importante, cotidiano e, às vezes, complexo, pode gerar muita confusão e é um caminho que ninguém te ensina, sendo a base de inúmeras tentativas e vários erros. Por isso, para desmistificar esse processo, convidamos a Time To Dance Records para colaborar com a gente em um guia básico, mas muito útil sobre o envio de demos.
Fundada pelos artistas Doctor Jack e Brandão, a gravadora iniciou suas atividades no mercado musical há pouco mais de um ano, com o objetivo de levar alegria e descontração para os fãs da Dance Music. Apesar de uma trajetória recente, seus idealizadores possuem um conhecimento amplo da área e experiências não faltam neste time, que chegaram para somar ao mundo da música.
Abaixo, selecionamos alguns dicas e boas práticas a serem levadas em consideração:
Pesquise sobre o selo, seu estilo e regras
O primeiro passo a ser destacado não poderia ser outro. Não é incomum vermos artistas enviando dezenas de e-mails (até o mesmo, com diferentes destinatários) para várias gravadoras, sem se preocupar com a particularidade de cada uma delas e se elas se encaixam no seu perfil. Por isso, uma das estampas essências é identificar os selos que você se interessa e fazer uma pesquisa minuciosa sobre eles, se atentando aos seguintes tópicos: método que a gravadora prefere os envios, se é por e-mails ou outros meios de comunicação; estilos abordados pela curadoria; forma de trabalho e conceitos como filosofia e estética, alinhadas ao seu trabalho.
“Com certeza é muito importante que os artistas saibam o que e para quem enviar as músicas para obter sucesso e assinar com a gravadora. Não basta enviar qualquer som. Se você tem muito interesse em certa gravadora o melhor é enviar o conteúdo certo, para não queimar as fichas e deixar seu e-mail passar em branco.
A Time to Dance Records, por exemplo, busca sempre um som groovado, com melodias impactantes, voltados para uma linha House/Tech House. E se você ganhar um “não”, é porque provavelmente não está maduro o suficiente para entrar na label. Mas não se deve desistir, devemos nos adaptar e evoluir, sempre!”
Organize os arquivos que vão ser enviados
Após conhecer melhor a gravadora, você já tem uma base mais consistente se aquela demo que estava em mente se alinha ao trabalho do selo. Então, é hora de organizar bem os arquivos, se certificando que estão nomeados adequadamente, incluindo o título das faixas e o nome dos artistas.
Elabore uma boa mensagem, objetiva, mas completa.
Não envie longos e-mails! A sua mensagem inicial tem que ser objetiva, afinal, você quer chamar a atenção da equipe, que normalmente se trata de pessoas ocupadas e que exercem diferentes funções, ou seja, há pouco tempo e muita demanda. Por isso, seja claro, completo, mas mantenha a mensagem breve, sendo o ideal de 30 segundos a um minuto para ser lido.
Outro detalhe importante é estar atento à ortografia e gramática, pois te ajudam a causar uma boa impressão, além de passar seriedade e profissionalismo. Se estiver enviando para labels internacionais e não souber falar o idioma, uma dica é mencionar a barreira linguística, explicando que poderá ter erros de comunicação.
“O primeiro passo é mostrar quem você é, onde você mora e o motivo de estar mandando a demo. É importante impressionar nesse momento pois o play depende da curiosidade de quem está lendo o e-mail. O segundo passo é estudar a gravadora e o som que os artistas que comandam a gravadora estão tocando, provavelmente é o som que eles buscam. Terceiro passo é organizar as músicas no soundcloud de maneira a estimular o play nas próximas músicas caso você mande mais que uma. Uma dica é: coloque a melhor música como primeira opção a ser ouvida. O quarto passo é tentar enviar material de vídeo ou de suportes da sua música e a reação do público (isso aqui é o pacote de ouro para ganhar um SIM)”.
Se apresente e mostre seu diferencial
É importante defender sua posição como artista, explicando qual é o seu diferencial e o que você pode agregar ao catálogo da label. Mas cuidado ao fazer isso! Tente basear a comunicação em você, seus pontos fortes, as habilidades que você possui, como você construiu sua identidade e histórias que você tem a contar. Por exemplo, se você for falar de uma faixa em específico, conte o background que ela envolve, os sentimentos e momentos que ela representa e como você transmite isso através dos sons.
Construa uma relação com a label
Além do momento de envio, outras ações podem agregar ao processo e construir uma relação com a gravadora é uma delas. Aqui é sobre ver e ser visto, marque presença e demonstre interesse no trabalho que eles vêm desenvolvendo. Como? Engaje com o selo, curta e interaja com os posts, frequente eventos e esteja em contato com a equipe, essa atitudes te aproximam naturalmente e os A&R costumam apresentar uma boa vontade maior com os artistas que já conhecem
“Criar uma relação com a label é muito importante. Quem não é visto, não é lembrado, então isso funciona e sempre funcionará. Mostrar seu interesse na marca demonstra sua real intenção e admiração com a gravadora”.
O poder do networking
Networking é um dos principais pilares para se crescer na indústria fonográfica e aqui desenvolver relações com outros artistas também é válido e pode te ajudar – e muito! Esteja em contato com os movimentos da cena, faça amigos, troque ideias, colabore e crie uma relação genuína de apoio e suporte. E, no caso de demos, se você tem um amigo ou colega que já colaborou com o selo que você se interessa, fale com ele e peça uma indicação ou que te apresente para o gerente.
Não desista
Importante pontuar que a resposta, às vezes, pode ser mais demorada do que gostaríamos. Antes de pedir um feedback ou cobrar o selo, espere, pelo menos, duas semanas, afinal, alguns processos podem demorar e esse tempo é o mínimo para te apresentar um retorno. Enviar diversos e-mails cobrando uma resposta, pode soar exigente e pouco profissional, por isso, gerencie as emoções, pense positivo e aguarde. A resposta foi negativa? Não desanime, pode ser que outros labels combinem mais com o seu trabalho, por isso, absorva as críticas construtivas e continue os processos. Sempre visando o aprimoramento e crescimento das suas produções e quem sabe, futuramente você não trabalhe com o selo em outro projeto?!
“Isso depende muito do nível de produção em que você se encontra. Um não, não é um não eterno, é uma crítica e um aviso de que você precisa evoluir. Se você evoluir, as portas se abrirão além da gravadora que você está enviando a demo. Um exemplo foi o artista Bacco, que enviou as primeiras demos e não se encaixou na proposta. Logo, em um curto período de tempo, o artista enviou outras demos e após o lançamento alcançou o top2 releases do Beatport no gênero Minimal House”.
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