Skip to content
A música conecta

O caminho para o sucesso na música eletrônica pode ser encurtado ou facilitado?

Por Marllon Eduardo Gauche em Trend 29.05.2024

Nos últimos anos, principalmente com o grande sucesso que alguns artistas brasileiros alcançaram no cenário mundial, tivemos a entrada de muitos novos players neste mercado. Incontáveis DJs e produtores surgiram e resolveram apostar nessa carreira, mas a verdade é que apenas uma pequena parcela realmente dá certo e conquista sua independência financeira com a música. A competitividade é enorme e, com certeza, o problema não é sobre a falta de talento, mas sim sobre a demanda, como já destacamos em uma recente carta da redação. Então, como alcançar o sucesso? E se há um caminho, ele pode ser encurtado ou facilitado? 

+++ Não é sobre falta de talento, o problema está na demanda

A verdade é que como em qualquer outra profissão ou carreira, o trajeto será sinuoso e haverá obstáculos e reviravoltas. São raros os casos em que um artista desponta por conta de uma única música ou algo do tipo. Não basta ter um talento natural ou uma boa dose de sorte. Construir uma carreira como DJ ou produtor requer comprometimento total, dedicação, paixão e, acima de tudo, trabalho árduo. Aqueles que sonham tocar em grandes palcos, lançar por grandes gravadoras e manter essa consistência por longos anos precisam estar dispostos a investir não apenas seu tempo, mas também sua energia e criatividade de forma incansável, além de nunca se acoCmodar com a zona de conforto.

Resumindo: não é fácil e nem simples. Há, porém, algumas maneiras em que este caminho pode se tornar mais claro e não tão nebuloso, em que as incertezas podem dar lugar à escolhas inteligentes e que a sorte realmente fique de lado, já que o artista irá apoiar-se mais sobre o conhecimento e a experiência do que qualquer outra coisa. Estamos falando de cursos especializados ministrados por pessoas que realmente viveram e estão no cenário há muitos anos — e um dos mais interessantes nesse quesito, voltado para a construção de carreira de um artista, é “Como ser um DJ de sucesso”, oferecido por Sandro Horta.

Com quase duas décadas de experiência na cena eletrônica e um currículo que fala por si só, Sandro não apenas conhece os segredos desse universo, mas também está comprometido em compartilhá-los. Ele já trouxe para tocar no Brasil mais de 100 artistas internacionais como Kaskade, Deadmau5, Nora En Pure, Steve Aoki, Fatboy Slim e muitos outros. Há vários anos ele dedica sua vida a descobrir talentos e ajudar na prática as pessoas que sonham em se tornar um artista de sucesso e viverem da música eletrônica, tanto que atualmente é manager de importantes artistas como Jessica Brankka, JetLag, Ownboss, Pic Schmitz, Ratier e Riascode.

Porém, neste curso que ele ministra, mais um grande grupo de profissionais experientes estão envolvidos, como os artistas Fancy Inc, Aline Rocha e Andre Salata, além de importantes representantes de empresas do music business, incluindo Arthur Fitzgibbon (CEO da One RPM), Marcel Klemm (Diretor da editora Warner Chappell), Wesley Rodrigues (Proprietário da agência Musk) e Bernardo Schwanka (Idealizador da Fabriek). Com todo esse time integrado dentro do curso, a ideia é construir pontes entre talentos emergentes e o mercado global da música eletrônica.

Portanto, o curso serve tanto para aqueles que ainda estão em fase inicial da carreira e não entendem o mercado de forma mais aprofundada, como também para quem já está há algum tempo na estrada, mas se encontra estagnado e sem saber o que fazer para se destacar e se tornar relevante. O objetivo é que ao final do curso cada participante possa ter uma noção melhor do mercado como um todo, com a capacidade de tomar decisões mais assertivas e conhecimento para monetizar sua arte da melhor forma possível, tendo o respaldo de grandes profissionais da indústria orientando sobre os melhores caminhos a seguir em busca do tão disputado sucesso. 

Se você quiser saber mais, basta seguir Sandro Horta no Instagram. O curso está disponível para compra através do site oficial.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024