O ano era 2016, a cena paulistana fervia e como fruto dessa ebulição a Mamba Negra apresentava seu selo: a MAMBA rec. Inaugurando as atividades, o EP GASOLINA composto por Teto Preto (ainda em formação com CARNEOSSO nos vocais, L_cio nas drum machines, William Bica no trombone e percussão e Zopelar nos sintetizadores) chegou as plataformas em agosto causando uma agitação na cena que segue ressoando até os dias atuais.
É muito interessante quando cruzamos com lançamentos que foram noticiados aqui no Alataj e sete anos depois, retorna para ser pautado em uma coluna que o classifica como icônico. E é exatamente o que estamos aqui para fazer. GASOLINA é a Iconic desta quinta, uma faixa que logo em seu lançamento foi impactante e se conserva dessa forma ao cruzar os anos. O lançamento chegou acompanhado de um clipe muito potente, roteirizado, produzido e dirigido pela própria Laura Diaz, CARNEOSSO.
+++ Alataj entrevista Teto Preto
E falando na multiartista, um dos pontos mais altos da faixa sem dúvida é a letra composta e interpretada por ela. “E quem come da minha carne / e bebe do meu sangue / permanece em mim / e eu nele / gasolina, gasolina neles / gasolina neles”, estimula uma força interna e evoca sentimentos surpreendentes, sensações e emoções peculiares que dificilmente sentimos em outras faixas. A melodia profunda e envolvente arrebata a produção e dá o tom ideal para acompanhar a potência da letra e voz de CARNEOSSO.
Se somados apenas os números do YouTube e Spotify, a faixa ultrapassa os 2,5 milhões de plays. Inclusive os comentários no clipe na plataforma do YouTube reforçam o que está escrito aqui — a faixa impactou muita gente, principalmente de fora da bolha da música eletrônica alternativa. Não à toa, em um Brasil que em pleno 2023 segue destilando ódio e desigualdade, a faixa se tornou uma das canções contemporâneas que simbolizam a resistência. “Descobri essa música hoje, após colocarem fogo no Carrefour, local onde um homem negro foi espancado até a morte. 2020 meu povo. Que música!” comentou um ouvinte.
JÁ DEU PRA SENTIR, faixa que acompanha GASOLINA no EP digital e físico, é outra jóia preciosa da música eletrônica brasileira, diga-se de passagem. Quem adquiriu a versão física em vinil tem acesso exclusivo à um remix de GASOLINA pelo Carrot Green, mas dois anos depois do lançamento a original também ganhou reinterpretação por BADSISTA e em 2019, o edit GASOLINA ADITIVADA por CARNEOSSO, Zopelar e Sávio De Queiroz. É válido destacar que GASOLINA ADITIVADA integrou a trilha sonora de Bom Dia, Verônica (série da Netflix) e é a canção das cenas e créditos finais do sexto e último episódio, que encerra a segunda temporada.
Tanto selo quanto banda seguem a todo vapor e com trabalhos consistentes e importantes — atualmente Bruxa Cósmica, CARNEOSSO (Laura Diaz), Juana Chi, Matheus Câmara (Entropia-Entalpia) e Sarine são as mentes criativas que nutrem o TETO PRETO.

Conecte-se com TETO PRETO: Instagram | Spotify
Conecte-se com MAMBA rec: Bandcamp | Instagram
A música conecta.