Skip to content
A música conecta

A icônica identidade visual da Nervous Records

Por Isabela Junqueira em Trend 01.03.2024

Você pode nunca ter escutado um lançamento (o que é muito difícil se você é fã de música eletrônica) ou simplesmente não se aprofundar no extenso catálogo musical da Nervous Records, mas você provavelmente conhece a identidade visual da gravadora e facilmente a associa à música. Há 33 anos o selo com base em Nova Iorque, nos Estados Unidos, foi criado por por Mike Weiss e seu pai, Sam Weiss. Previamente a criação da Nervous, em 1989, Sam fundou a Sam Records e a princípio, a ideia de Mike era reviver o selo, mas aconselhado por amigos e parceiros ele resolveu criar algo novo e que representasse também a sua identidade.

À época Mike já trabalhava promovendo artistas e lançamentos de hip hop e inclusive já era bastante respeitado neste meio. Largamente conhecido pela energia forte e hiperativa, principalmente profissionalmente, ele foi apelidado de “Captain Nervous” por Chuck Chillout (DJ da icônica rádio nova iorquina WBLS) — apelido este que pegou e veio a batizar o selo em sua estreia, em 1991. O icônico mascote foi criado inspirado na clássica série de desenhos Krazy Kat, que eram publicadas em tirinhas de jornais e posteriormente, virou um desenho animado. Com expressão de nervosismo caracterizada pelos dentes que parecem ranger, um disco de 12 polegadas e a cor amarela, Marc Cozza (diretor de arte que contribuiu com marcas como Coca-Cola, EMI e Nike) criou o famoso logotipo e obteve êxito absoluto ao transmitir a essência da gravadora.

+++ Iconic | Byron Stingily – Get Up (Everybody) [Nervous] 

A fusão entre o humor dos desenhos animados e a marca de estilo underground, alinhada aos movimentos musicais negros e latinos que dominavam a dance music nova iorquina virou, literalmente, uma febre. Marke ​​Bieschke, em entrevista com Mike Weiss e Louie Vega sobre os 30 anos da Nervous para o Beatportal narra que, nos anos 90, qualquer ouvinte de dance music não só conhecia esse logotipo da Nervous, mas também havia um interesse massivo em vestir o merchandising da marca. Ele ainda conta que as pessoas “enviavam um cheque por correspondência para algum endereço misterioso para absolutamente qualquer coisa com o logotipo da Nervous. Isso inclui roupas íntimas…”

O logotipo da Nervous virou uma espécie de “carimbo” da boa música e tudo que era associado a ele, também. Do primeiro release (I Cause The Pain / Light Skin Lady, de Desire) aos lançamentos atuais, o logo da Nervous Records permanece o mesmíssimo. É claro que com as sub labels e braços que foram surgindo ao longo destas três décadas (Sorted Records, Strapped Records, Nervous Chill Records, Weeded Records, Nervous Dog Record e Wreck Records) a logo foi adquirindo variações e outras versões especiais, principalmente comemorativas. Mas a logo da Nervous Records tradicional, permanece intacta — abaixo você pode comparar a capa do primeiro e o mais recente release do selo, e conferir com seus próprios olhos o quão singela são essas mudanças.

Os padrões gráficos e ilustrações marcantes e consistentes em todos os seus materiais promocionais, capas de álbuns e merchandising resultaram em uma estética visual característica e icônica, e na criação de uma das marcas mais reconhecíveis de toda a indústria da música eletrônica. 

Conecte-se com a Nervous Records: Bandcamp | Beatport | Discogs | Instagram | Site | SoundCloud 

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024