Skip to content
A música conecta

Eris Drew & Octo Octa: transcendência no amor e na música

Por Isabela Junqueira em Storytelling 12.04.2024

O amor é, sem dúvidas, uma força propulsora e inclusive foi a espinha dorsal de algumas das maiores obras já criadas pela humanidade: do clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare aos grandes hinos como I Will Survive, interpretada pela incomparável Gloria Gaynor. Fato é que o amor e a arte sempre foram grandes aliados, além de uma importante fonte de inspiração e motivação de algumas das mais belas criações artísticas. Na música, não é diferente… muitos artistas encontram neste nobre sentimento um manancial inesgotável de inspiração, capaz de estimular a criatividade e expressão. E afinal de contas, amar é bom demais, não é mesmo? Na música eletrônica especificamente, existem duas pessoas em particular que encontraram nessa dinâmica uma conexão simplesmente única… Eris Drew e Octo Octa formam um casal que é exemplo notável dessa fusão entre amor e música. Suas jornadas individuais e o encontro que culminou em uma junção romântica e parceria musical sem igual demonstra como o amor pode transcender e transformar o que já era excepcional, em algo ainda melhor.

Para entender o sucesso dessa aliança é fundamental a compreensão das suas respectivas caminhadas, afinal é a particularidade de cada uma que faz do conjunto todo algo muito interessante. Nascida em Chicago, berço da música eletrônica, a jornada de Eris Drew na música eletrônica começou como muitas outras: em busca de um refúgio sonoro e uma forma de expressão pessoal. Inspirada pelo house e techno dos anos 90, Drew encontrou na música uma maneira de se conectar consigo mesma e, consequentemente, com os outros. Sua abordagem à música é profundamente espiritual, combinando as batidas com mensagens de amor e liberdade. Ao longo dos anos, ela se estabeleceu como uma das figuras mais originais e autênticas da cena underground, adquirindo reconhecimento por suas performances catárticas e sua paixão pela música.

+++ Special Series | Eris Drew

Por sua vez, Octo Octa trilhou um caminho semelhante na música eletrônica. Como produtora e DJ, ela encontrou na música uma forma de explorar sua identidade e expressar suas emoções mais profundas. Suas produções envolventes e emotivas capturam a essência da experiência humana, abordando temas como amor, conexão e autodescoberta. Ao longo de sua carreira, Octo Octa conquistou uma extensa base de fãs e o profundo respeito da crítica e de qualquer apreciador de música eletrônica alternativa. Essa posição conquistada e mantida há anos é consequência da sua habilidade distinta de criar música que ressoa na vanguarda da house music contemporânea. 

+++ Special Series | Octo Octa

Elas se conheceram em 2017 em Chicago, quando Octo foi à cidade pela primeira vez. Elas dirigiram por Chicago escutando música alta no carro de Drew, desenvolveram uma amizade profunda, enquanto compartilhavam um crush mútuo e quiçá imaginavam. “Voltei para Chicago depois disso e foi quando estava tocando no seu aniversário. Eu realmente queria beijar você. E eu não fiz isso” narrou Maya (Octo Octa), enquanto Eris complementa dizendo: “eu tinha um crush muito estranho de garota estudante por Maya. Também somos duas mulheres trans que estavam passando por muita coisa ao mesmo tempo, então tínhamos um vínculo através disso”, em entrevista à Crack Magazine.

Foto por Desmond Picotte

O que começou como uma amizade logo se transformou em algo mais profundo, à medida que as duas compartilhavam suas experiências pessoais e paixão pela música. Esse encontro romântico não apenas mudou suas vidas pessoais, mas também teve um impacto profundo em suas carreiras musicais. Desde que se uniram, Eris Drew e Octo Octa têm colaborado em uma série de projetos musicais, combinando suas habilidades e influências únicas para criar algo verdadeiramente especial. Juntas como parceiras e colaboradoras criativas, elas são uma força imparável. Em outubro de 2018, a dupla lançou seu primeiro EP compartilhado, Devotion formado por cinco faixas.

Em 2019, elas lançaram a T4T LUV NRG, selo que, como elas muito bem definiram promove músicas para “​​tocar, dançar, beijar e chorar“. O nome do selo vem batizando suas turnês conjuntas, que as unem de vez atrás dos decks, onde as duas são simplesmente luminosas. Seus sets são uma celebração do seu amor mútuo, entre si, pela dance music e pela comunidade queer. Independentemente e juntas, Eris Drew e Octo Octa lideram a vanguarda da música eletrônica com amor, em todos os sentidos. E talvez até por isso suas performances em back to back são conhecidas pela energia contagiante, transcendente e a capacidade de transportar o público para uma jornada musical emocionante. Juntas, elas exploram os limites da música eletrônica, fundindo estilos e gêneros de uma maneira que só poderia acontecer a partir de uma conexão tão profunda quanto a delas. Nessa dinâmica, individualmente elas já são mestras, mas juntas, elas são simplesmente imbatíveis. 

Neste encontro de almas, Eris Drew e Octo Octa formam um dos melhores exemplos do poder transformador do amor na música. Essa junção romântica, criativa e colaborativa é um lembrete inspirador de como o amor pode transcender fronteiras imateriais e influenciar profundamente a arte. Enquanto continuam a explorar novas possibilidades musicais, juntas, elas deixam um legado duradouro que ecoa através das suas músicas, performances e senso de comunidade, inspirando outros a seguirem seus próprios corações na busca pela expressão artística autêntica, ao mesmo passo que também se tornam um importante símbolo de representatividade.

Eris Drew e Octo Octa retornam ao Brasil para apresentações únicas pelo Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira parada é no RJ, onde elas vão se apresentar neste sábado, dia 13 de abril, na edição inaugural da Kalor, festa comandada por Ananda e que é um braço da já estabelecida Kode. No sábado que vem, dia 20 de abril, as duas retornam em back to back para comandar mais uma edição do Gop Tun Festival. Ainda dá tempo de ver essa autêntica manifestação de amor na pista!

Conecte-se com Eris Drew: Bandcamp | Instagram | SoundCloud | Spotify

Conecte-se com Octo Octa: Bandcamp | Instagram | SoundCloud | Spotify

Conecte-se com a T4T LUV NRG: Bandcamp | Beatport | Instagram | Site | SoundCloud

A música conecta. 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024